sábado, 13 de abril de 2013

Administração de Jacupiranga avalia 100 dias de governo com anúncio de obras e projetos


Uma cidade que começa a “mudar de cara” em apenas 100 dias. Mais limpeza, organização, projetos em andamento, planejamento para traçar metas e ações, para enfim levar desenvolvimento ao município; e o mais importante: um novo modelo de gestão sendo implantado. Essa é a avaliação da administração pública e nova realidade do município de Jacupiranga.
“Estamos transformando a Prefeitura Municipal em uma empresa. Não há crescimento sem organização e planejamento. Nesses primeiros 100 dias de governo trabalhamos na base fortemente, arrumamos a casa, implantamos um novo olhar na administração da cidade mas, não deixamos de projetar mais a frente, de pensarmos o que queremos para o nosso município e como faremos isso”, disse o prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo, que reuniu todos os diretores e chefes de setor, na última quinta-feira, 10/04, para realizar um balanço dos trabalhos realizados nesses três primeiros meses de governo.

Nesses 100 dias, os desafios em Jacupiranga não foram poucos. A cidade passou por uma epidemia de dengue, surto que começou ainda em dezembro de 2012 e se intensificou nos meses de janeiro e fevereiro. Com ações enérgicas e rápidas, a Prefeitura conseguiu reverter o quadro e atualmente o surto está totalmente controlado. “Hoje os atendimentos no hospital de pessoas apresentando sintomas de dengue diminuíram cerca de 80%. Conseguimos isso com apoios importantes como o da Sucen, que esteve no município duas vezes fazendo a nebulização das casas, com 100% dos bairros atendidos. Também contamos com o apoio da população, que entendeu que somente unindo forças com o poder público seria possível venceremos essa batalha. A partir de agora continuaremos com o trabalho de prevenção durante todo o ano”, explicou o diretor de Saúde, Diego Roumillac, que a partir de agora está instalado dentro do Hospital Municipal para realizar um trabalho de melhorias no atendimento da saúde pública municipal.

Além da epidemia, a cidade contava com problemas de limpeza pública e falta de manutenção de ruas e praças, além de obras inacabadas. Mutirões de limpeza e serviços foram organizados nesses 100 dias, ruas foram beneficiadas, promovida uma operação tapa buraco e mais de 750 toneladas de lixo e entulho retiradas das ruas. “Após esse trabalho emergencial, demos sequencia a uma metodologia de continuidade periódica desses serviços, garantindo mais limpeza e conservação da cidade’, falou o diretor de obras Carlos Bertozzi Bernardo, ressaltando que “pegamos diversas obras inacabadas, sem planejamento de execução, com orçamento insuficiente para concluí-las. Foi preciso notificar algumas empresas contratadas, reavaliar os projetos, readequando de acordo com o orçamento, mas todos já estão encaminhados e com prazo estabelecido para serem entregues. A frota municipal também foi recuperada, ao assumirmos nos deparamos com 90% da frota sucateada, sem condições de uso. Agora, a maioria já foi recuperada, ganhando manutenção e melhorias. Alguns veículos ficaram parados muitos anos por falta de troca de peças simples e valores irrisórios”.

Apesar de poucos dias de governo o município conquistou importantes benefícios. Asfalto para trecho de 2 quilômetros da SP -193, um problema histórico no município. Na educação houve a contratação de uma nutricionista e a alimentação escolar foi reestruturada, com novo cardápio, mais variado e nutritivo. “Os alunos passaram a receber também café da manhã. Reativamos a padaria da cozinha piloto para melhor atender nossas crianças. Em breve, a merenda será produzida nas próprias escolas. Do fogão direto para a mesa dos alunos. Mais qualidade e carinho com nossas crianças”, disse o diretor de educação, Aureo José de Lima.

Também um problema que se arrastava há muitos anos na cidade, foi resolvido. O Distrito Industrial conseguiu ser regularizado e nos próximos meses os empresários já conseguirão ter a titularidade das áreas que ocupam. “Essa medida incentivará outras empresas a se instalarem na cidade. É geração de emprego e renda para nossa população. Uma questão que entravava o desenvolvimento que esperava apenas boa vontade e iniciativa para ser solucionado”, garantiu o diretor jurídico Kleber Carravieri.

Na agricultura, os pequenos produtores ganharam mais apoio e incentivo. Terão mais espaço para comercializar seus produtos na feira livre, trazendo ainda mais opções de compra para os consumidores. A unidade de processamento de pescados, há anos desativada, que estava abandonada e que na verdade nunca funcionou, será reativada em breve, também oferecendo mais renda e trabalho para os produtores, já que o pescado será adquirido de agricultores familiares.

O Fundo Social passou efetivamente a ter representatividade, promovendo eventos para a arrecadação de recursos, com venda de produção da oficina de costura, compotas de doces caseiros e bazares beneficentes. O caixa que em janeiro estava zerado, atualmente já dispõe de dinheiro para compra de cestas básicas, cadeiras de rodas e outros benefícios para os mais necessitados. O Pro-idoso também ganhou melhorias e atividades, os idosos passaram a receber visitas e em breve participarão de eventos sociais e passeios, oferecendo mais cidadania e dignidade a quem já tanto contribuiu para o município. Programas sociais foram reativados e cursos começam a ser oferecidos.

A Biblioteca Municipal também passou por uma readequação e organização. Além do acervo de mais de 25 mil livros, conta agora com espaços de exposições de artesanato e sala de inclusão digital. Eventos e iniciativas culturais começam a ser retomadas na cidade. A Banda Municipal que há anos não realizava nenhuma apresentação começou a participar de eventos em municípios vizinhos e em breve fará a primeira apresentação na cidade.

Além disso, Jacupiranga tem importantes projetos que serão concluídos em breve. Asfalto para diversos bairros, beneficiando ruas dos bairros Cidade Nova e Botujuru, construção de uma nova sede para o Abrigo de Crianças, convênio com o programa Creche Escola, finalização das obras da rodoviária, praça em frente ao supermercado LC Sales, Departamento de Educação, entre outros.

A comunicação com a população também mudou. Prezando por uma gestão transparente, a administração pública tem divulgado todas as ações realizadas pela Prefeitura Municipal, criando um canal entre o executivo e a população. Foi implantada uma ouvidoria e a partir de agora o prefeito passará a atender os munícipes em dias especiais. “Queremos a população governando junto conosco. Todos somos gestores dessa cidade. A escola, o hospital, as ruas não são da Prefeitura, são dos cidadãos. É preciso zelar, cuidar e denunciar quando há abusos. Todos juntos, transformando Jacupiranga num local melhor para viver”, disse o prefeito Macedo.

De acordo com o prefeito “os desafios foram e serão muitos, mas a equipe está engajada, empenhada e preparada para realizar um trabalho efetivo de desenvolvimento. Estamos de mangas arregaçadas. Sabemos que nosso orçamento é restrito e muito pequeno mas, estamos em busca de recursos junto a esferas estaduais e federais. Quero deixar um agradecimento especial à minha equipe e ao vice-prefeito Narciso Simão, que tem realizado um trabalho impecável, me representando quando é necessário, e sempre disposto de sol a sol, a trabalhar por nosso município. Agradecer ainda ao apoio do deputado Samuel Moreira, e do governador Geraldo Alckmin, que são parceiros constantes de Jacupiranga, nesse projeto de desenvolvimento. Uma nova cidade começa a nascer. Jacupiranga não ficará mais estagnada no tempo”, finalizou Macedo.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jacupiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário