segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SAÚDE REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA NA BARRA DO AZEITE


A equipe da Unidade Básica de Saúde da Barra do Azeite promoveu, na manhã da última sexta-feira (25), uma palestra e algumas atividades educativas com os alunos da Escola Estadual do bairro, em que foram trabalhados temas como sexualidade, gravidez precoce, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e drogas.
A equipe reuniu cerca de 150 jovens, das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio. Além deste trabalho realizado com os adolescentes, a equipe também promove encontros e atividades para grupos de hipertensos e diabéticos, gestantes e idosos.
O objetivo desses encontros é tratar de temas importantes a cada um desses grupos, promovendo melhor qualidade de vida para os cidadãos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SENAI TRAZ CURSOS DE AUXILIAR MECÂNICO DE MANUTENÇÃO



As inscrições para o curso de “Auxiliar Mecânico de Manutenção” oferecido pela Escola-SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Prefeitura, acontecerão no dia 22 de setembro às 8h no Departamento de Educação, localizado na Rua Roma, nº 406, no bairro Vila Antunes.
O curso terá início no dia 30 de setembro, com formação de turmas nos dois períodos: à tarde (das 13h às 17h) e à noite (18h às 22h), e terá duração de 160 horas.As aulas acontecerão nas carretas do SENAI, estacionadas no Departamento.
Para realizar a inscrição, o interessado deve levar uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Título de Eleitor e Histórico Escolar.
Os cursos de formação continuada oferecidos pelo SENAI são destinados a jovens e adultos, e têm como objetivo capacitar e treinar os cidadãos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Mais informações pelos telefones: 3854-8600 / 4803 / 3567 (falar com Fernanda)

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CAJATI PRESTA HOMENAGEM A ATLETAS DOS JOGOS REGIONAIS



Para homenagear os atletas e a comissão técnica participantes dos 59º Jogos Regionais – Jundiaí 2015, o Departamento de Esportes e Lazer de Cajati realizou cerimônia de comemoração com todos os competidores. O evento aconteceu na noite do último sábado, dia 29 de Agosto, no Ginásio de Esportes, e teve apresentação da Banda Municipal (BAMUC).
Na competição, as atletas da equipe de Karatê garantiram a medalha de ouro, atingindo 09 pontos. O município alcançou o segundo lugar no Vôlei de Praia Masculino e o terceiro no Karatê e Futsal Masculino.
Na competição que foi disputada entre 55 cidades entre os dias 01 e 11 de Julho, e reuniu diversas modalidades esportivas, o município alcançou o 11º lugar na classificação geral. Essa é a melhor colocação entre todas as participações em edições anteriores.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Luiz Koga; do Diretor do Departamento Municipal de Esportes, Leandro Santos Pereira; do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Hordene Mazzoline Filho; dos Vereadores Dirney de Pontes (Ney do Hospital) e Sidinei Aparecido Ribeiro (Bico); do Vereador de Itariri e também atleta, Josemar da Silva Teixeira; e do empresário Vavá Cordeiro.

FUNDO SOCIAL OFERECE DIA DE BELEZA


O Fundo Social de Solidariedade de Cajati convida homens e mulheres interessados em participar de um dia de beleza junto com as alunas do Curso de Assistente de Cabeleireiro.
As alunas estão realizando cortes de cabelo, hidratação, escova, penteados e tinturas (no caso de tingimento dos cabelos, levar a tintura escolhida). A agenda estará aberta para atendimento na próxima semana, terça, quarta e quinta-feira, dias 08, 09 e 10 de setembro, das 17h45 às 20h30.
Os serviços são supervisionados pela Monitora Andreia Caetano. Os interessados devem realizar o agendamento pelo telefone 3854-4774, com Karine ou Sueli. O agendamento prévio é solicitado para que não haja fila de espera.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FRENTE PARLAMENTAR REÚNE LIDERANÇAS DO VALE E DA BAIXADA SANTISTA


Na tarde desta sexta-feira (28), o município de Cajati sediou a 2ª Reunião da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O encontro aconteceu no auditório do Departamento de Educação e contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e munícipes da região.
O Prefeito e atual Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira, Luiz Koga frisou a importância de aproximar as lideranças da região com o objetivo de lutar por melhorias para os municípios, além de buscar soluções para os problemas comuns, como mobilidade urbana, empregabilidade, desenvolvimento sustentável, dentre outros temas.
O Coordenador da Frente e Deputado Estadual, Caio França anunciou a retomada das carretas do Via Rápida na região, a garantia do custeio da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e o acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (FUNDSVAR).
O Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Juvenal explicou que a pasta é responsável por ajudar a promover o crescimento econômico sustentável, aprimorar os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica e estimular a inovação no Estado de São Paulo.
Também estiveram presentes o Vice-Coordenador da Frente, o Deputado Estadual Paulo Corrêa Junior; o Presidente da Câmara Municipal de Cajati, Vereador Aparício Ferreira do Rosa; o Diretor de Pessoas e Sistemas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Tércio Braga; a Técnica da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Yolanda Silvestre; e o Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro (ACIAR), Renato Zacarias.

PREFEITURA ENTREGA UNIFORMES DO PROJETO SESI-SP “ATLETA DO FUTURO”


Na tarde da última sexta-feira (28), O Departamento Municipal de Esportes e Lazer realizou a distribuição dos uniformes aos alunos do Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido em Cajati através do convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI-SP).

O programa valoriza a importância da atividade física, proporcionando lazer, educação e inclusão social, e irá atender 215 atletas do município, nas modalidades de Atletismo e Karatê.

O projeto de formação esportiva utiliza o esporte para promover a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão. Por meio das aulas de iniciação motora e prática esportiva são ensinados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde.

O programa “Atleta do Futuro” é desenvolvido em mais de 280 municípios do país, envolvendo quase 200 mil alunos, em 851 núcleos esportivos. O SESI fornece o uniforme e a metodologia de ensino e a Prefeitura disponibiliza os professores e cede o espaço físico para o desenvolvimento das atividades.

EQUIPE DA SAÚDE REALIZA CAMPANHA DOS TRÊS BICHINHOS


A Divisão de Vigilância em Saúde de Cajati tem visitado diversas escolas da rede municipal de ensino para a realização da “Campanha dos 3 bichinhos”, com o objetivo de prevenir e eliminar Verminoses, Hanseníase e Tracoma. Durante a campanha, estão sendo atendidas crianças de 05 a 14 anos.
O tratamento contra verminoses está sendo realizado apenas nos alunos cujos pais assinaram o Termo de Consentimento e autorizaram a aplicação da medicação preventiva (Albendazol).
As crianças passam também por um exame inicial dos olhos, para a verificação de possíveis indicações de Tracoma. Todos os que forem diagnosticados e seus familiares receberão tratamento antibiótico para a doença.
Verminoses são parasitas que vivem no intestino humano, transmitidos através de alimentos contaminados, gerando palidez, fraqueza e em alguns casos, levando ao inchaço na barriga.
A Hanseníase é uma doença contagiosa, transmitida por um bacilo que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Apresentam-se como lesões sem sensibilidades na pele, em forma de manchas e sinais.
O Tracoma é uma doença dos olhos, causada por uma bactéria que ocorre principalmente nas crianças e é transmissível por meio de mãos e objetos contaminados. O tratamento é fácil, mas se não for realizado de forma correta, pode prejudicar a visão.

CONVITE: DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO

Clique na imagem

A Prefeitura de Cajati, por meio do Departamento Municipal de Educação, convida a todos para o Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil.
O desfile acontecerá na Av. Fernando Costa (região central), a partir das 8h do dia 07 de Setembro.
Compareçam