quinta-feira, 11 de abril de 2013

Saúde reestrutura sistema de atendimento do 192 em Registro


A Secretaria Municipal de Saúde de Registro está reestruturando o sistema de atendimento do serviço de urgência e emergência 192. A partir de agora, toda a regulação dos pacientes que precisam de ambulância passa somente pelo 192. O telefone 3821-6010 não atende mais pedidos de emergência, como era feito antes. Este número ficou exclusivo para atender pacientes pré-agendados para consultas e exames em outros municípios.
“O atendimento a casos de urgência e emergência que necessitam de ambulância agora é feito apenas pela Central 192”, reforça o diretor do Departamento Técnico da Rede de Saúde, Renato Querubim Andrades. Segundo ele, a mudança foi feita para organizar melhor os serviços de agendamento e atendimento a emergências. Como a Central 192 trabalha com duas ambulâncias equipadas para atendimento clínico e outra usada somente para o transporte, é necessário que a pessoa que solicitar o serviço passe algumas informações importantes. “Os chamados para o 192 são atendidos por um técnico de enfermagem preparado para situações de emergência. O atendimento começa já durante a ligação, pois dependendo do estado do paciente, a própria pessoa que telefonou pode iniciar os primeiros socorros de acordo com as orientações e ajudar a salvar uma vida”, explica o enfermeiro responsável pela Central 192, Marco Aurélio Negri.

Quem telefona para o 192 deve informar o nome e endereço da vítima, inclusive com ponto de referência para facilitar a localização. Além disso, é preciso dizer quais os sintomas do paciente com o máximo de detalhes. “É comum as pessoas dizerem apenas que tem alguém passando mal que precisa de ambulância. Mas precisamos saber não só qual ambulância enviar, mas o real estado do paciente, que pode necessitar de um atendimento imediato. Esses detalhes também são fundamentais para agilizar o atendimento pela equipe no Pronto Socorro”.

Além de três veículos, a Central 192 conta com quatro equipes que se revezam nos plantões – o serviço funciona 24 horas. O 192 realiza em média 700 atendimentos por mês. Os principais casos são de ginecologia e obstetrícia – mulheres em trabalho de parto -, atendimento clínico, acidentes automobilísticos, quedas, problemas psiquiátricos, entre outros.

Serviço:

Ligue 192: para casos de urgência e emergência que precisam de ambulância

Ligue 3821-6010: exclusivo para pacientes pré-agendados para consultas e exames em outros municípios.

Fonte e Foto: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Registro – Mônica Beatriz Bockor

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