quinta-feira, 9 de maio de 2013
APAE promove 3ª. Mostra Literária em Registro Evento prossegue até o fim do mês e envolve alunos, professores e toda a comunidade
Ontem dia (8), professores e alunos da APAE promoveram apresentações em comemoração à semana do Dia Mães. A programação faz parte da 3ª Mostra Literária que prossegue até o fim do mês, em diversas escolas de Registro. Participaram hoje durante todo o dia, pais de alunos da APAE e convidados. No local também havia um caminhão adaptado mostrando aos participantes por meio do som, luz, tato e imagem, o universo encontrado na obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
O evento itinerante passará por escolas da Cidade, com o objetivo de despertar em alunos e professores o gosto pela leitura, usando todos os sentidos humanos. “o estímulo pode vir mesmo de pessoas com dificuldades de aprendizagem (deficientes). Usamos métodos adaptados e adequados para que os alunos da APAE entendam as obras literárias”, diz Ana Paula Kuznier Takiute, diretora da APAE Registro.
A diretora explica que como as dificuldades de leitura e escrita são universais, esses métodos podem servir de exemplo para trabalhar com todos os alunos com dificuldades de aprendizagem. A Mostra tem textos adaptados, bonecos em madeira e vários objetos que trabalham com as diferentes deficiências. “Nós vamos até as escolas, fazemos apresentações, encenações com fantoches, levamos livros adaptados, tudo para trabalhar a diversidade”, conta.
Bonecos como o Pinóquio, que faz parte de uma das obras trabalhadas na Mostra, foram confeccionados com sucata, restos de madeira com muita criatividade. Além de Pinóquio, de Carlo Collodi, estão sendo trabalhadas também, a obra de Ana Maria Machado – Menina Bonita do Laço de Fita; o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
Além da literatura, o trabalho é interdisciplinar e também dentro das obras literárias são trabalhados temas dentro da Ciência, Geografia, História, Matemática e até temas como os problemas do preconceito e valores humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário