quarta-feira, 8 de maio de 2013
Hospital realiza nova captação de órgãos Decisão dos familiares e trabalho da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da unidade do Consórcio possibilitou salvar outras vidas
Mais de 20 profissionais envolvidos. Trabalho, dedicação e compromisso, são algumas palavras usadas para ilustrar os acontecimentos que cercaram o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, dia 2 de maio.
Um coração, dois rins, um fígado, um pâncreas e dois pulmões foram captados de um jovem doador, morador do Vale do Ribeira, que veio a falecer em conseqüência de um acidente de trânsito. Somente com a solidariedade da família do doador foi permitida a captação dos órgãos para a realização do processo de doação.
Desde a confirmação da doação com a autorização necessária, realizada através da ação dos profissionais da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, até a chegada dos órgãos na cidade de São Paulo foram 16hs de trabalho contínuo de várias equipes: Instituto do Coração (INCOR), Hospital das Clínicas e CONSAÚDE.
Durante este trabalho, médicos, enfermeiros, motoristas, oficiais administrativos e integrantes da diretoria do CONSAÚDE, HRLB e SAMU VALE do RIBEIRA, assim como prefeitura municipal de Pariquera-Açu/SP, uniram esforços e comprometimento para a realização do trabalho de captação e transporte, tanto dos órgãos quanto das equipes de profissionais que vieram de São Paulo/SP para a captação e posterior implantação.
Os profissionais do INCOR chegaram de helicóptero ao município de Pariquera-Açu/SP, sendo logo levados ao Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o início dos procedimentos. Outras duas equipes médicas vieram por via terrestre da capital para participar da retirada dos órgãos. Na volta para a São Paulo/SP, as equipes foram transportadas por avião através do aeroporto localizado no município de Registro/SP. Tudo perfeitamente acompanhado e executado em respeito a todas as partes envolvidas.
Desde a criação da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua esta foi a segunda doação de órgãos obtida desde que foi criada a comissão dentro da unidade, fato que representou um marco na administração hospitalar da região e mais uma forma de auxiliar os envolvidos na captação de órgãos em todo o país.
Dez dias antes, outro processo de doação foi permitido no HRLB/CONSAÚDE, duas córneas e um rim foram captados, o doador tinha mais de 60 anos e era morador de Eldorado/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário