segunda-feira, 6 de maio de 2013

PRF intensifica fiscalização na Serra do Azeite


Entre os dias 03 e 05 de maio de 2013, a PRF intensificou ações de combate ao crime na Serra do Azeite, município de Cajati, tendo em vista assaltos que tem ocorrido na região a veículos parados. Um adolescente foi apreendido, assim como uma moto com chassi pinado. Além disso, dois motoristas alcoolizados foram detidos e a carga de um caminhão furtado foi totalmente recuperada.
No dia 03, às 12:00, na altura do km 506 da Régis, município de Cajati, trecho conhecido como Serra do Azeite, PRFs decidiram abordar a motocicleta Honda CG125 sem placa, veículo comumente usado para praticar assaltos. Ao abordar, constataram que o condutor era um adolescente de 17 anos, evidentemente sem habilitação. Além disso, o número do chassi da moto estava parcialmente pinado.

Assim, logo após o registro do Ato Infracional de Adulteração de Chassi e da apreensão da motocicleta, o adolescente foi entregue aos seus pais.

No dia 04, às 01:45, usuários denunciaram o condutor do caminhão Scania T112 com placas de Santa Catarina, pois estava ziguezagueando sobre a pista. Montado bloqueio na Unidade Operacional PRF Inspetor Sousa, km 525 da Régis, o condutor decidiu evadir-se em alta velocidade após ser-lhe dado sinal de parada. Após acompanhamento, na altura do km 498, o caminhão foi abordado. O motorista, um homem de 39 anos, apresentava-se notoriamente alcoolizado. Recusou-se a passar pelo teste do etilômetro, mas aceitou coletar sangue para exame laboratorial. Mesmo assim, os PRFs aplicaram multa de mais de R$ 2000,00 pela embriaguez, pela velocidade alta e pela recusa em parar no km 525. Além disso, terá a habilitação suspensa por um ano. Felizmente, mais um acidente evitado e menos uma oportunidade para ladrões saquearem a sua carga.

No dia 04, às 05:25, na altura do km 508 da Régis, trecho conhecido com Serra do Azeite, em Cajati, PRFs pararam para auxiliar um homem de 52 anos, motorista do caminhão Volvo VM310 com placas do Estado de SC, pois o seu veículo estava bloqueado pelo sistema de rastreamento num trecho com chance de ser assaltado. Durante entrevista para registro do auxílio, os PRFs constataram que o condutor apresentava sinais notórios de embriaguez. Através do etilômetro apurou-se o teor alcoólico de 0,40 miligramas de álcool por litro de ar alveolar (dos pulmões), o suficiente para caracterizar crime.

Logo após o registro do crime de trânsito e da apreensão do caminhão e da habilitação, o condutor foi liberado para responder criminalmente em liberdade. Além disso, os PRFs aplicaram multa de quase R$ 2 mil pela embriaguez e a sua habilitação será suspensa por um ano. Graças à ação rápida da PRF, evitou-se o assalto ao caminhão.

No dia 05, por volta das 21:30, altura do km 503 da Régis, trecho conhecido como Serra do Azeite, o caminhão Iveco Stralis com placas de Santa Catarina, estava parado com avaria mecânica aguardando apoio. Em poucos minutos parado, cerca de oito homens, aparentando moradores lindeiros, surgiram em meio à mata. Após intimidarem o motorista, arrombaram o baú do caminhão e furtaram 11 caixas de 02 fardos de mercadorias.

Logo após, durante patrulhamento, os PRFs se depararam com o caminhão, parando para o auxiliar, momento que descobriram que ele foi furtado. Após buscas, toda a mercadoria furtada foi recuperada, já que estava nas proximidades de residências lindeiras. Porém, os suspeitos não foram encontrados, mas vários moradores lindeiros ficaram observando o deslocamento da viatura PRF de dentro das suas casas. Nenhum deles conseguiu indicar nem ao menos uma informação dos assaltantes, apesar de estarem numa quadrilha de oito integrantes, todos encapuzados.

Essas e outras ações continuarão no trecho da 5ª Delegacia, especialmente na Serra do Azeite, buscando garantir a segurança dos usuários da Rodovia Régis Bittencourt.

Participaram dessa operação PRFs da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, sediada em Registro.

JUAREZ Barbosa Ferreira CARDOSO

Inspetor Chefe da Delegacia

5ª Delegacia/6ª SRPRF/DPRF/MJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário