quinta-feira, 16 de maio de 2013

SEMINÁRIO DEBATE O ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Prefeitura de Cajati, através do Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou na noite desta terça-feira, 14, na Escola Municipal Profª. Maria da Conceição Rodrigues de Alcântara, o I Seminário alusivo ao dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo da mobilização é dar continuidade ao trabalho de prevenção a partir do fortalecimento das articulações da rede socioassistencial de Atendimento à criança e ao Adolescente do Município, bem com mobilizar a sociedade sobre a necessidade denunciar aos órgãos competentes esse tipo de crime.
O evento contou com a presença do Vice-Prefeito Ismael P. Fernandes, representando o Prefeito Luiz Henrique Koga, do Diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Jackson Pereira dos Santos, da presidente do CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajati, Andréia Aparecida de Oliveira Moraes, representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Departamentos Municipais, APAE, Pastoral da Criança, Associação Reconquistar, Escolas Estaduais e Municipais, Projeto Sementes de Amor, Abrigo de Jesus Esperança e Vida, Auto Pista Bittencourt e empresas, como a Vale Fertilizantes e Metal Ar.
A ação contou também com a participação dos debatedores Srº. Maximiliano Richter (Coordenador do Comitê Interinstitucional de Prevenção ao Tráfico de Pessoas do Vale do Ribeira), Sr.ª Eliana Cléia dos Santos (Assistente Social), Sr.ª Kátia Cristina dos Reis (CEDECA Interlagos) e Sr.ª Brenda Barbosa da Silva (CEDECA Interlagos).
O público foi dividido em quatro grupos para discutir os seguintes temas: Tráfico de Pessoas no Vale do Ribeira; Exploração Sexual e Prostituição na Rodovia Régis Bittencourt (BR 116); Aspectos Práticos em Casos de Suspeitas de Abuso Sexual e A Exploração Sexual e suas Interfaces.
Os participantes ouviram casos e tiveram orientações sobre como enfrentar os problemas e como agir quando suspeitarem que alguém esteja praticando ou sofrendo abuso ou exploração sexual. A defesa dos direitos e a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual vêm sendo promovida mediante ações com a rede socioassistencial do município, tendo em vista à reintegração social das vítimas, bem como o convívio da família e da comunidade.
Segundo o diretor do Departamento Social, Jakson Pereira dos Santos, esse evento é de extrema importância para incentivar a população a participar dessa luta. “ É importante aproveitar a passagem desse dia para reforçar que a única maneira de combater este crime é denunciando”, finalizou.

BOX:

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro, Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo país e ficou conhecido como o “ Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos violados. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar dessa luta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Cajati

Nenhum comentário:

Postar um comentário