sexta-feira, 10 de maio de 2013

Prefeitura de Registro envia 130 kg de pilhas usadas para destinação correta


A Prefeitura Municipal de Registro, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, recolheu 130 kg de pilhas e baterias depositadas pela população nos Papa-Pilhas distribuídos pela cidade.  A quantidade coletada foi entregue quarta-feira, 8/05, para a empresa parceira GM&C Logística, especializada na destinação final ambientalmente correta de lixo eletrônico. A empresa, licenciada pelo Ibama e Cetesb para a atividade, recolheu gratuitamente o material.
As pilhas e baterias são consideradas como resíduos domésticos perigosos. O mercúrio, o chumbo e o cádmio, presentes em sua composição, são metais altamente tóxicos, afetam o sistema nervoso central, os rins, o fígado e os pulmões. O cádmio é carcinogênico e o mercúrio também provoca mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos. Portanto, as pilhas e baterias não podem ser jogadas no lixo comum.

A população pode continuar depositando pilhas e baterias nos Papa-Pilhas instalados na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, na Prefeitura, na Secretaria de Educação (Rua Santo Inácio, n°171 – Vila Ribeirópolis), no CEREST (Rua Filomena Aby Azar, n°45 – Centro), no PSF do Registro B, PSF Vila Nova e UBS do Centro.

Além de papel, plástico, vidro, metal e óleo de fritura, que são coletados pelo caminhão de reciclagem, os moradores de Registro podem levar lâmpadas fluorescentes usadas na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, na Rua H. Matsuzawa, n° 875, Vila Ribeirópolis. Assim como as pilhas, as lâmpadas fluorescentes também não devem ser jogadas no lixo convencional por conter substância tóxica nociva ao ser humano e ao meio ambiente. O telefone da Secretaria é 3822-5946 ou 3822-5947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário