FOTO ILUSTRATIVA |
Juquiá teve o maior aumento. Em todo o ano de 2012 foram registrados 18 casos. Em 2013 já foram registrados 275 casos confirmados até o momento.
Por isso, houve reforço no trabalho de prevenção da doença. Os agentes percorrem todas as casas da cidade e verificaram cada canto que possa ter criadouros do mosquito da dengue. A coordenadora de Vigilância Sanitária em Juquiá, Fernanda Nardino, fala sobre os motivos do aumento de casos da doença. “A gente está encontrando bastante problema porque nossa região é propícia. Calor e agora chuva em abundância. Muitos criadouros para a lavra do mosquito e todo o dia essa água se renova. Todo dia novos mosquitos estão nascendo", explica.
A dona de casa Leda Inocêncio Prodocimo diz que sempre está atenta aos locais de possíveis criadouros do mosquito. “Eu cuido mesmo. É muito perigoso. O melhor é evitar. Sempre eu to passando na rua e vejo algumas latinhas com a boca para cima ou a tampa da garrafa e eu vou virando. Porque não é só nas casas, é na rua também”, afirma.
A auxiliar de serviços gerais Verônica Santos, que mora na Vila dos Pássaros, em Juquiá, conta que o quintal de casa está limpo. Mesmo com todos os cuidados para não ter criadouros do mosquito na residência, ela acabou pegando dengue ."Eu fiquei surpresa e pensei que acontecia lá fora, que na minha casa não ia acontecer. Justo eu, que cuido, acabei pegando essa doença", disse Verônica.
Além de Juquiá, a cidade de Jacupiranga também teve um grande aumento no número de casos da doença em relação ao ano passado. Em 2012 foram registrados 64 casos e, em 2013, esse número já chegou a 538. Isso somente nos dois primeiros meses do ano, mais que oito vezes o equivalente ao ano passado inteiro.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/juquia-e-jacupiranga-sp-tem-grande-aumento-em-casos-de-dengue.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário