terça-feira, 23 de abril de 2013

Prefeitura descarta aumento salarial e revisão de carga horária para ADIS este ano É possível que no próximo ano, com um novo orçamento, a revisão salarial e um novo concurso público sejam realizados


Em virtude do déficit orçamentário, a Prefeitura de Registro não deve conceder a readequação salarial das ADIS – assistentes de desenvolvimento infantil, nem mesmo a mudança da carga horária, como reivindicada pela categoria. A Prefeitura explicou ao Registro Diário que nem a revisão salarial e a mudança salarial estão descartadas, mas não devem acontecer este ano. A Secretaria Municipal de Educação deve informar as assistentes oficialmente, nas próximas semanas, em reunião.

Mesmo assim, conforme a Assessoria de Comunicação, a Prefeitura está buscando rever esta situação, mas não pode garantir nada até o momento. É possível que no próximo ano, com um novo orçamento, a revisão salarial e um novo concurso público, desta vez, para PDI, dentro da carga horária determinada em lei sejam realizados. Com isso, a Prefeitura pretende aumentar o número de PDIs, gerando mais vagas dentro da educação infantil.

Como não tiveram nenhuma resposta oficial até o momento, as ADIS prometem esquentar o movimento de reivindicação hoje à noite, durante a sessão da Câmara. Uma indicação do vereador Marcos Portela ao prefeito, Gilson Fantin, pede gestão junto à Secretaria Municipal de Educação para diminuir a carga horária de trabalho e revisão salarial. “Para que se cumpra o prometido na reunião com as ADIS lembrando que é constitucional e em vários municípios o projeto de redução de carga horária das ADIS já foram reduzidas incluindo São Paulo e Rio de Janeiro”, diz o documento do vereador.

As ADIS reivindicam do Executivo o reenquadramento das ADIS para PDIS, estabelecido no Plano de Carreira do Magistério de Registro. “Considerando que há sete anos vigora a Lei que institui o FUNDEB que financia toda a educação básica, da educação infantil ao Ensino Médio. Sendo assim não há justificativa financeira para não incluir as ADI´s no plano de carreira do Magistério nos municípios, a exemplo do que ocorre na Prefeitura”.

As ADIS passaram por um processo de readequação da classe de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Com a lei em vigor, as profissionais estão enquadradas no ponto de vista pedagógico à lei do Magistério e tem como benefícios a adequação de salários e incentivo a progressão de estudo. A medida do sistema educacional passou a considerar a importância das atendentes que trabalham nas creches com crianças de 0 a 3 anos de idade.

Antes, a nomenclatura era de babá, passando para ADIs e agora é a de professor de desenvolvimento infantil. Registro conta com aproximadamente 100 ADI´s, das quais, uma parte já conta com curso de magistério ou pedagogia com habilitação em educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário