quinta-feira, 23 de maio de 2013

Evento sensibiliza população para combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes


Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, realizado em Registro na última sexta-feira, 17 de maio. Organizada pela Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com a Comissão permanente de enfrentamento à violação dos direitos da criança e do adolescente, vinculada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a mobilização teve como objetivo sensibilizar a população para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no país.
O evento teve início no período da manhã com a abertura da instalação artística elaborada pelo CREAS na Praça dos Expedicionários. Cinco ambientes foram montados com a temática da violência sexual dividida em suas formas de exploração sexual comercial, abuso sexual e violência doméstica. Para contrastar, na área externa da instalação os brinquedos simbolizavam a alegria e a inocência das crianças. Um canteiro de flores foi exposto ao lado da instalação com a quantidade de flores representando cada caso de violência sexual atendido pelo Creas (83 casos), e simbolizando o cuidado, a proteção e a segurança no desenvolvimento saudável.  Ao sair da visitação, as pessoas eram convidadas a demonstrar, em forma de desenhos e textos, todos os sentimentos e impressões que tiveram com a experiência.

Às 15 horas, alunos das EMEFs Pres. Juscelino K. de Oliveira, Prof. Anna Pinto Banks Leite, João Batista Pocci Jr, Brigadeiro do Ar Alberto Bertelli, Francisco Manuel e EMEB Prof. Nicea Hirota da Silva, juntamente com a equipe da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, CMDCA e CREAS, reuniram-se em frente ao Paço Municipal para realizar a passeata pela Avenida Jonas Banks Leite. Também estiveram presentes várias entidades, Associações de bairros, Escolas Estaduais Pacheco Lomba e Koki Kitajima, Conselho Tutelar, SEST SENAT, CAPS e CRAM.

Distribuindo panfletos e carregando faixas e cartazes alusivos ao tema, os participantes caminharam até a Praça dos Expedicionários, aonde aconteceram apresentações de dança com o Grupo Pegada Certa da Vila Nova e oficina de pintura de rosto com o Grupo Jovemix. O grupo de teatro Vice Versa apresentou uma peça preparada pelos próprios integrantes especialmente para a data.

“O importante foi sensibilizar e lembrar a população de Registro sobre o dia 18 de maio. Daremos continuidade a estas ações e o CREAS estará realizando atividades de prevenção às violações de direitos de crianças e adolescentes durante todo o ano”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Marques.

O Dia 18 de Maio tem como objetivo sensibilizar e ressaltar as inúmeras violações de direitos que crianças e adolescentes sofrem em cada município e chamar a família, a comunidade, a escola, sociedade civil, Governos, Instituições de atendimento, igrejas e meios de comunicação para assumir compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de meninas e meninos de forma digna, saudável e protegida.

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, de todas as Secretarias Municipais e do Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Registro – Mônica Beatriz Bockor

Foto: Liana Tami e Luiz Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário