quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estudante de Agronomia desenvolve projeto agropedagógico em creche de Registro O projeto, que encerra na próxima segunda-feira, 10/06, também sensibilizou os pequenos alunos sobre os cuidados necessários com o meio ambiente

Com uma ideia na cabeça e um ideal no coração, Tamires Tangerino, estudante do oitavo período de Engenharia Agronômica da UNESP, voluntariamente desenvolveu um projeto agropedagógico para as crianças do Maternal I A e B e Maternal II A e B da creche municipal Kioshi Seimaru. Com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Registro, desde o início do ano a estudante tem promovido atividades lúdicas com as crianças toda segunda-feira para ensinar sobre a importância que a agricultura tem na produção cíclica de alimentos.

O projeto, que encerra na próxima segunda-feira, 10/06, também sensibilizou os pequenos alunos sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. Sabendo da complexidade de alguns temas que abordaria, a voluntária adaptou os assuntos para o entendimento das crianças. Executando com clareza e de forma lúdica, ela intertextualizou as matérias e informações reais com brincadeiras e explicações para que os pequenos pudessem compreender da melhor forma. “Na atividade agropedagógica, o que importa não é apenas o produto da atividade que dela resulta, mas a própria ação, momentos de aprendizado que são diretamentes interligados com a realidade que os rodeia, momentos de percepção, de conhecimentos, momentos de vida”, citou Tamires em seu projeto.

Utilizando vídeos, teatros, contação de histórias, músicas e outras formas didáticas criativas, o projeto conquistou as crianças enquanto ensinava sobre flores, frutos, raízes, insetos e outros assuntos. Com o auxílio do amigo Gleidson Mariotto, os alunos fizeram carimbos com frutas e pintaram usando diferentes tipos de folhas como molde. No dia mundial da conservação do solo, com o auxílio do também estudante de Agronomia, Douglas Francisco, as crianças conheceram os diferentes tipos de texturas de solos, substratos e outros materiais feitos de terra. Com a estudante Paula Hiroko, Tamires apresentou um insetário e moldes de cabeças de insetos que puderam ser manuseadas.

“Fiquei bem feliz com o feedback dos pequenos, eles me reconhecem na rua e quando chego na creche é aquela festa porque sabem que sempre tenho uma novidade”, comemora Tamires, que espera que outras pessoas se inspirem e se dediquem a algum projeto voluntário como o desenvolvido por ela.

No encerramento do projeto, a voluntária preparou uma surpresa para os alunos. Na próxima segunda-feira todos receberão mudas de hortaliças para que, junto com seus pais, plantem e cuidem da plantinha em casa. As mudas foram cedidas pelo professor Dr. Pablo Forlan Vargas.

Tamires agradece a Cilze Guedes, Elza Massako Kuroda, Carolina Lara e todos os funcionários da Creche Kioshi Seimaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário