O secretário de Saúde da Prefeitura de Registro, João Sakô, recebeu na manhã de quinta-feira, 11 de julho, a doação de um aparelho desfibrilador externo automático (DEA) que será utilizado na ambulância do serviço municipal 192. O equipamento foi entregue pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Gustavo Rizzo Ricardo, e é resultado de multa aplicada a um bananicultor da região.
Segundo o procurador, a multa de quase R$ 5 mil foi executada porque o fazendeiro não retirou os trabalhadores e moradores da propriedade durante a aplicação aérea de fungicida no bananal. O recurso foi convertido, então, na aquisição do desfibrilador - equipamento utilizado na parada cardiorrespiratória na tentativa de restabelecer o ritmo cardíaco. “Queremos que esse caso sirva de exemplo. Outras multas serão aplicadas se não houver respeito às normas de segurança e saúde do trabalhador”, assegurou Gustavo Rizzo.
O secretário de Saúde, João Sakô, destacou a importância da doação do equipamento, tendo em vista que nenhuma ambulância do município possuía o desfibrilador. “Além de buscar a segurança dos trabalhadores rurais, o Ministério Público do Trabalho demonstra sua grande responsabilidade social ao destinar o valor da multa para equipar a saúde pública”, afirmou o secretário. A coordenadora do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Registro, Marlene Pereira da Rocha, também elogiou e agradeceu a ação do MPT. O CEREST já recebeu do procurador Gustavo Rizzo outros dois notebooks e duas impressoras.
Foto: Marlene Pereira da Rocha, procurador Gustavo Rizzo e secretário João Sakô durante a entrega do equipamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário