sexta-feira, 26 de julho de 2013

Primeiro caso de hipotermia em Registro Moradores de rua são os que mais sofrem com as baixas temperaturas

Registro, assim como grande parte do País, tem sofrido com a queda brusca na temperatura chegando a dois graus positivos, algo que há décadas não era registrado na cidade do Vale do Ribeira. Diante disso, muitas cidades não estão preparadas para políticas de atendimento a pessoas que vivem nas ruas cuja preocupação maior também está em sobreviver ao clima, além do alcoolismo, da falta de oportunidades e até mesmo, a perda de identidade tanto documental quanto emocional.

Exemplo disso, foi registrado no último dia 24, quando foi registrada uma internações por hipotermia no Hospital São João. A vítima deu entrada na parte da manhã sem portar documento de identificação. Foi medicada, ficou em observação e foi liberada logo após o almoço. Conforme a Prefeitura, o atendimento a esta parcela da população acontece através do chamado plantão social, onde uma funcionária da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza plantões diários nas ruas da cidade em busca daqueles que ali permanecem. Quem é de fora do município é encaminhado para o Albergue Bezerra de Menezes e quem é de Registro é levado para casa. Segundo a funcionária, atualmente 11 ex-moradores de rua de Registro moram em três casas alugadas por meio do programa de aluguel social da Prefeitura.  Sete deles estão na frente de trabalho e outros quatro continuam trabalhando com reciclagem porque ainda não conseguiram tirar documentação.

Quem tiver informações sobre moradores de rua, pode ligar para a Secretaria da Assistência Social no 3828-2050, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. Infelizmente a cidade ainda não conta com um serviço 24 horas para esse tipo de assistência.


Paralelo a essa iniciativa da Prefeitura, existe entidades como o Fraterno Auxílio Cristão e o Albergue Bezerra de Menezes que fazem o acolhimento necessário emergencial. A primeira, com o Sopão da Fraternidade, fornece refeições diariamente para pessoas em situação de rua enquanto o Albergue Bezerra de Menezes dá acolhida a quem não tem onde dormir. O Albergue é mantido pelo Centro Espírita Bezerra de Menezes e através de doações e só faz duas exigências àqueles que desejam se hospedar: que não estejam embriagados, já que o alojamento é coletivo e que apresentem documento de identificação. Quem quiser e puder ajudar, mantimentos, roupas, produtos de higiene e cobertores serão muito bem vindos.



Colaboração: Adilson Cabral.

Fonte: Registro Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário