Esgoto do Bairro da Serra será coletado e tratado |
A Sabesp executa obras em Iporanga para coletar e tratar o esgoto do Bairro da Serra, comunidade tradicional localizada na entrada do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), que abriga o maior conjunto de cavernas do estado de São Paulo.
Estão em construção três quilômetros de rede coletora e 125 ligações prediais, que vão atender os quase 800 moradores e mais de mil visitantes mensais. O bairro terá também duas estações de tratamento compactas, com capacidade para processar 2.448 litros de esgoto por hora. Serão investidos R$ 1,4 milhão.
Na noite de segunda-feira, 29 de julho, representantes da Sabesp explicaram detalhes da obra aos moradores do bairro, em reunião realizada na escola local, da qual também participaram o prefeito Valmir da Silva e os vereadores Anderson de Oliveira Monteiro (Cateto) e Dillan Mendes da Silva.
A partir das restrições ambientais impostas com a implantação do Petar, na década de 1980, a comunidade do Bairro da Serra encontrou no turismo ecológico sua principal alternativa de sobrevivência. Várias pousadas estão instaladas na região e muitos moradores são guias turísticos no parque.
A ausência de coleta e tratamento de esgoto sempre foi apontada como um dos maiores problemas do local. O bairro é cortado pelo Rio Betari, importante curso d’água do Petar e formador de várias cachoeiras.
O sistema de esgotamento sanitário, que entrará em operação no primeiro semestre de 2014, contribuirá para a preservação das águas do Rio Betari e proporcionará mais saúde e bem-estar a moradores e visitantes.
Fonte: Assessoria de imprensa da Sabesp /Unidade de Negócio Vale do Ribeira (sede em Registro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário