quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cursos oferecidos pelo CRAS fortalecem vínculos comunitários Além de propiciar uma fonte de renda a ser explorada, cursos possibilitam espaço para convívio social

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária da Prefeitura de Registro, através do CRAS, iniciou em julho uma série de cursos que visam fortalecer a convivência comunitária e gerar renda para as famílias em situação de vulnerabilidade e fragilidade de vínculos. Os cursos são voltados para a população atendida pelos serviços da Secretaria e beneficiários de programas de transferência de renda.

No CRAS da Vila Nova, os cursos novos são de arte com garrafa pet e pintura em tecido e no CRAS do Bloco B iniciaram os cursos de culinária, artesanato e manicure. No bairro Serrote está sendo oferecido o curso de arte em garrafa pet e no Arapongal o CRAS iniciou a oficina de pintura em tecido. No Jardim São Paulo ocorre o curso de corte e costura.

A dona de casa Maria de Souza Pinze, de 65 anos, participa das oficinas de pintura em tecido e de arte com garrafa pet e afirma frequentar os cursos para fazer novas amizades. “Vir aqui é muito bom para minha saúde, pois o artesanato me deixa mais calma e nós fazemos muitas amigas”, revela Maria, que já vendeu uma bolsa e uma capa de celular feitas com as técnicas aprendidas. “Antes as pessoas juntavam as garrafas em um terreno aqui perto e tacavam fogo, mas agora nós recolhemos as garrafas para fazer artesanato”, conta. A também dona de casa Teresina de Sousa Prestes, de 69 anos, diz que sofreu por muitos anos sem sair de casa porque não conseguia conversar com pessoas na rua. Atualmente ela frequenta as oficinas do CRAS da Vila Nova e anima-se com as amigas que fez.

As oficinas, além de propiciar uma fonte de renda a ser explorada, visam possibilitar um espaço para convívio social, buscando criar estratégias para aumento da autoestima e do protagonismo cidadão. Em todos os CRAS acontecem oficinas de customização e grafitismo para os jovens, e no CRAS Vila Nova ainda há atividades de dança e capoeira destinadas a 23 crianças do Projeto Galera Cidadã. O CRAS do Bloco B oferece aulas de judô, através do Projeto Mauro Sakai, uma parceria entre a Prefeitura e ARJU, e os jovens também podem fazer aulas de capoeira gratuitamente.

A Secretaria de Assistência Social também realizou parceria com o Instituto Federal ofertando ao público do CRAS os cursos de Aconselhador em Dependência Química, Cuidador de Idoso, Trabalhador Doméstico, Pintor de Imóveis, Pedreiro, Armador de Ferragem e Libras, todos pertencentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O Fundo Social e o SENAI também realizam em parceria os cursos de Assistente de Departamento Pessoal e Assistente de Contabilidade, que acontecem na sede do CRAS Central e Centro Comunitário do Agrochá, atual extensão do CRAS Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário