sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FUNDO SOCIAL DE CAJATI REALIZA PALESTRA SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Na manhã da quinta-feira, dia 17 de outubro, o Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, promoveu uma palestra direcionada às alunas do curso de Padaria Artesanal e Corte e Costura em apoio à Campanha do Outubro Rosa, movimento mundial contra o câncer de mama.

A palestra foi ministrada pela Diretora do Departamento de Saúde, Jaqueline Camargo Soares e pela Enfermeira, Analy A. de Oliveira Reis, e contou com a presença da primeira dama, Srª. Márcia Koga e funcionárias do Fundo Social

As palestrantes explicaram sobre a importância do auto-exame, que deve ser feito mensalmente, pelo menos cinco dias após o período menstrual, e da realização da mamografia anualmente, indicada para mulheres acima dos 50 anos que não tenham histórico da doença na família, ou acima dos 35, para aquelas com histórico familiar. Também alertaram para o câncer de colo de útero, que ao lado do câncer de mama, são os dois tipos da doença que mais atingem as mulheres, segundo o Conselho Nacional de Saúde. O diagnóstico é realizado por meio do exame Papanicolau, que deve ser realizado anualmente por todas as mulheres, após iniciarem a vida sexual.

Após a palestra, as participantes puderam tirar suas dúvidas sobre os exames e as doenças.

O Outubro Rosa é a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome faz referência à cor do laço usado como símbolo à prevenção ao câncer de mama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário