quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Contaminação no Rio Ribeira põem em risco população, municípios estão em alerta

Devido à forte tempestade ocorrida neste último domingo (12) pela madrugada em Itaóca, no Vale do Ribeira, um acidente ocasionou no derramamento de material oleoso e sedimentos no Rio Ribeira de Iguape, o contaminando.

Segundo a defesa civil, uma grande mancha destes resíduos estão indo em direção à sua foz. Portanto, as autoridades alertaram os municípios e a Companhia Paulista de Saneamento Básico (Sabesp) para que fiquem em alerta máximo, suspendendo a captação da água do Rio enquanto esta mancha não passar pelos demais municípios e chegar ao seu destino.

A Defesa Civil encaminhou o seguinte e-mail às autoridades:

Comunicamos que, de acordo com a cetesb, ocorreu vazamento de óleo diesel no Rio Ribeira de Iguape no município de Itaóca. Informamos que este derramamento provocou uma mancha com o produto, que está se deslocando ao longo do Rio Ribeira de Iguape em direção à sua foz.

Diante do ocorrido alertamos a todos os municípios, situados à jusante de itaóca, para que tomem medidas de prevenção, evitando a utilização das águas do rio ribeira para qualquer tipo de consumo, até que esta mancha se dissipe. Solicitamos também a divulgação deste comunicado.”




DEFESA CIVIL DE ELDORADO TRANQUILIZA POPULAÇÃO

Argentino Ismael Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Eldorado, explicou que em consequência do temporal que assolou Itaóca ,na madrugada desta segunda-feira,houve  transbordamento do Rio Palmital,com quedas de barreiras e destruição de um depósito de óleo diesel,causando preocupação com a qualidade das águas que podem invadir o Rio Ribeira.

 O volume de água não é preocupante e uma equipe da Cetesb já está na região para avaliar a situação.

A orientação para a população da região é que não devem ser consumidos pescados e não se tomem banhos no Rio Ribeira.

Em relação à água potável do sistema da Sabesp também não existe risco, pois a empresa acionou mecanismos que impedem a captação em locais de qualidade comprometida e o fornecimento é normal já que os reservatórios estavam cheios.

A Prefeitura e a equipe da Defesa Civil de Eldorado iniciaram monitoramento do rio com dois barcos e tranquilizam a população através de comunicados via carros de som e rádios locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário