quinta-feira, 17 de julho de 2014

ALERTA: VACINAÇÃO DE CÃES CONTRA CINOMOSE

O Departamento Municipal de Saúde de Cajati, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, alerta a população para a importância da vacinação de animais de estimação contra a Cinomose. A doença é altamente contagiosa e é provocada por um vírus, que atinge principalmente os cachorros de até 01 ano de idade, mas pode também infectar animais mais velhos, que não tenham sido devidamente vacinados.

O vírus não é transmitido aos humanos, apenas entre os animais. A doença costuma atingir os cães de maneira intensa e, como a evolução é rápida, em alguns casos pode ser fatal.

Por ser uma doença de difícil tratamento e de evolução imprevisível, a melhor solução é a prevenção, ou seja, a vacinação de forma correta. Sendo assim, a Divisão orienta que os donos dos pets procurem um Médico Veterinário ou Casa Agropecuária, para a aplicação da vacina.

A transmissão da cinomose acontece por contato direto: após o animal ser infectado pelo vírus, ocorre o período de incubação, que pode variar de 3 a 15 dias. Depois desse período, o animal pode apresentar febre com temperaturas de até 41ºC, perda de apetite, secreção ocular e nasal por um período que varia de 24 a 48 horas. A partir desse momento, começam a surgir os sinais típicos da Cinomose, dependendo da resposta imunitária do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário