Entre as 180 escolas de todo o estado de São Paulo, a unidade escolar de Cajati destacou-se com a elaboração do plano de ação que teve como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do 4º ano em Matemática, especificamente na utilização das quatro operações básicas: somar, subtrair, dividir e multiplicar.
O projeto consiste em um ciclo de curso de formação de gestores escolares, elaboração e aplicação de planos de ação nas escolas. A fase de capacitação aconteceu ao longo do segundo semestre do ano de 2013 e cada equipe gestora preparou um projeto com os conhecimentos adquiridos durante o curso para aplicar em sua unidade.
Ao longo dos primeiros seis meses deste ano, os trabalhos foram colocados em prática. O resultado final dessa implementação foi divulgado no fim do mês de Julho, destacando a Escola Alcântara em segundo lugar.
Em Cajati, o coordenador pedagógico José Carlos Ribeiro e o diretor Maximo Ribeiro, com a participação da professora Ozair Vieira da Silva Pereira, elaboraram um projeto dividido em sete etapas: avaliação diagnóstica dos alunos, análise e tabulação de dados, formação específica dos professores, acompanhamento semanal em sala de aula, elaboração de materiais diversificados (feitos a partir de recicláveis), monitoramento quinzenal dos resultados e tratamento dos casos específicos.
Veja as seis primeiras escolas colocadas:
1º Escola Prefeito Solon Pereira (Aparecida – SP)
2º Escola Prof. Maria da Conceição Rodrigues de Alcântara (Cajati – SP)
3º Escola Mitermair Alves Barbosa (Franca – SP)
4º Escola Chagas Pereira (Aparecida – SP)
5º Escola Rita de Cássia Calixto (Franca – SP)
6º Escola Eliete Fussussi (Itatiba – SP)
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