terça-feira, 14 de outubro de 2014

DEFESA CIVIL: PALESTRA DE REDUÇÃO DE RISCOS

Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de Outubro, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou uma palestra informativa, em que foram abordadas as atividades de prevenção de acidentes e as ações em caso de situações de emergência, como enchentes, deslizamentos e construções em locais de alto risco.

O encontro aconteceu no Núcleo de Convivência da Melhor Idade, localizado no bairro do Bico do Pato, e foi liderado pelo Coordenador e pela Agente da Defesa Civil de Cajati, Célio de Farias e Leonice Gonsalves.

Participaram cerca de 60 pessoas, dos grupos Ação Jovem e Melhor Idade, ambos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro. O encontro faz parte das atividades realizadas em referência à Semana Nacional de Redução de Desastres, que irá promover ações em todo o país, e ao Dia Internacional de Redução de Riscos, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em diversos países.

Todas essas ações fazem parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes – Minha cidade está se preparando”, que tem como objetivo incentivar governos locais a desenvolverem ações que promovam a urbanização sustentável.

Célio e Leonice lembraram também sobre a importância do envolvimento da comunidade nas reflexões e atividades desenvolvidas pela Coordenadoria, como a participação em NUDECs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), formados por membros da comunidade e que têm como objetivo a realização de atividades de prevenção de acidentes e ações em caso de situações de emergência.

Os NUDECs realizam serviços de mutirão, palestras, cursos e encontros, a fim de capacitar a comunidade local para auxiliar na resposta aos acidentes e desastres. Todos os membros da comunidade podem fazer parte dos Núcleos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário