terça-feira, 26 de março de 2013

Registro/SP - Secretaria de Saúde esclarece ações contra a dengue em sessão da Câmara O secretário João Sakô enfatizou as atividades que a Prefeitura tem feito desde o início do ano para combater o mosquito transmissor da doença


O secretário municipal de Saúde de Registro, João Sakô, e funcionários da Vigilância Sanitária estiveram na sessão da Câmara desta segunda-feira, 25/03, para esclarecer sobre as ações que o município está realizando para controlar a epidemia de dengue. A apresentação foi feita a convite da presidente do Legislativo, Dra. Inês Kawamoto (PSDB), e do vereador Osvaldo Machado (PSDB).

Coordenadora de endemias da Vigilância Sanitária, Shirlei Ferreira explicou que Registro realiza trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti desde 1995, com a coleta semanal de larvas em armadilhas dispostas em pontos estratégicos. A partir de 2009, quando o município passou a apresentar casos de dengue, as ações de controle e prevenção foram intensificadas. Assim que um caso suspeito é notificado, a Vigilância Sanitária realiza o chamado bloqueio para eliminar os criadouros do mosquito num perímetro de nove quadras. A atividade casa a casa também é realizada todos os anos para orientar os moradores sobre as medidas de prevenção.

Atualmente, além dos 10 agentes de controle de endemias, Registro conta com 88 agentes comunitários de saúde capacitados para orientar sobre a dengue. Shirlei, a educadora em saúde Marizilda França e o agente Marcos Antonio de Lima responderam às dúvidas dos vereadores sobre as ações da Secretaria da Saúde, sintomas, exames e tratamento da dengue.

O secretário João Sakô enfatizou as atividades que a Prefeitura tem feito desde o início do ano para combater o mosquito transmissor da doença. Desde fevereiro, a Operação Cidade Limpa já percorreu os bairros Jardim São Paulo, Blocos B, D1 e D2, Nosso Teto e Vila Nova. Atualmente, os serviços de limpeza estão sendo realizados no Arapongal. “Já foi retirado um grande volume de materiais inservíveis e entulhos que servem como criadouros do mosquito”, enfatizou.

Há duas semanas, a Secretaria também disponibilizou um médico do PSF para atender aos casos suspeitos de dengue no Pronto Socorro. Nas Unidades de Saúde, a orientação é para que os médicos atendam preferencialmente os pacientes com suspeita da doença. O Comitê Municipal de Combate à Dengue foi reativado e, em parceria com a Sucen, iniciou-se a nebulização nos bairros com maior concentração de casos positivos. A ação começou pelo Alay Correa e se estendeu para o Centro da cidade – cerca de duas mil residências já receberam o chamado fumacê (controle químico).

Nesta semana, será realizado arrastão contra a dengue em outros bairros com maior incidência da doença: Vila São Francisco e adjacências nesta quarta-feira, 27/03, e Vila Ribeirópolis e bairros vizinhos na quinta-feira, 28/03. Na próxima semana, o arrastão será feito na Vila Nova e, na sequência, no Cecap e Jardim Caiçara.

Fonte: Registro Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário