segunda-feira, 1 de abril de 2013

APADi lança Guia de e-Commerce em parceria com Sebrae Publicação traz passo a passo para abrir um e-commerce profissional

A Associação Paulista das Agências Digitais (APADi) lança, em parceria com o Sebrae-SP, o Guia de e-Commerce, uma publicação gratuita para orientar o empreendedor a entrar em um negócio eletrônico de maneira profissional. Criado a partir da experiência de um comitê formado por alguns dos principais especialistas do Brasil, especialistas que juntos já desenvolveram mais de 400 lojas virtuais, o Guia apresenta de maneira integrada e num único local um passo a passo didático de como montar o negócio, explicando ao empreendedor por onde começar e a que prestar atenção em cada momento do projeto: planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logística, serviços financeiros e marketing digital.


“Pela primeira vez temos um conteúdo baseado na experiência prática de profissionais de alto nível, que fizeram um trabalho voluntário durante sete meses. A proposta deste comitê é contribuir para a redução da taxa de mortalidade no e-commerce. Atualmente, a grande dificuldade de inclusão digital empresarial é gerada pela deficiência de know-how tecnológico e falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico. Isto faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida”, declara Cláudio Coelho, presidente da APADi. “Esperamos desmistificar alguns conceito errôneos que circulam entre o público geral. Por exemplo, a maioria das pessoas imagina que para um e-commerce funcionar bem basta o investimento em plataforma. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação”, enfatiza.

Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o Guia chegou em um momento extremamente importante. “A internet tem sido uma opção muito procurada pelos empreendedores. Não basta só vontade, é preciso planejamento como todo e qualquer negócio. Para quem acha que é só fazer uma página e colocar no ar, já está começando errado”, explica Bruno Caetano. “Os primeiros anos de abertura de uma empresa são delicados para os pequenos e micro empreendedores, com alta taxa de mortalidade. O Sebrae-SP e a APADi reuniram especialistas capazes de mapear erros e oportunidades do e-commerce, dicas que ajudarão o proprietário do site a buscar sempre a melhores soluções. ”

Thiago Sarraf, líder do comitê que desenvolveu o Guia de e-Commerce APADi, explica que é fundamental que o empreendedor do mundo virtual aprenda a lidar com parcerias e processos de atendimento ao cliente. “A equipe tem que ser qualificada, entender de marketing digital e da tecnologia do e-commerce, precisa ser orientada ao sucesso do negócio e ao bom atendimento ao cliente. Um dos pontos críticos de um sucesso do e-commerce são as parcerias estabelecidas, principalmente na logística de distribuição dos produtos. É preciso trabalhar muito alinhado ao parceiro para evitar devoluções, danos ao produto e reclamações do consumidor”.

O Guia de e-Commerce APADi inclui modelos de referência para o empreendedor: um roteiro de planejamento digital, planilhas de controle de estoque e fluxograma de pedidos. Além disso, ensina como calcular o retorno sobre o investimento, dá dicas financeiras que ajudam a evitar fraudes, esclarece os termos técnicos e jargões do meio e apresenta todos os tipos de plataformas oferecidas pelo mercado e quais suas vantagens e desvantagens.

O Guia de e-Commerce da APADi é uma publicação gratuita e pode ser baixada no site www.apadi.com.br.

Sobre a APADi


Fundada em 2005, a APADi é uma entidade sem fins lucrativos que tem a missão de trabalhar pelo desenvolvimento, normatização, consolidação, aculturamento e profissionalização do mercado corporativo de comunicação digital. Atualmente possui mais de 100 associados e colaboradores e reúne profissionais especializados em diferentes áreas, como Criação e Design de websites, hotsites, portais, mídias sociais (Blogs, Facebook e Twitter, etc.), e-commerce, social commerce, mobilidade, links patrocinados, Mídia Display, SEO, Gestão Empresarial no Mundo Digital e Mídia Digital. Mais informações www.apadi.com.br.

Sobre o Sebrae-SP




O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – Sebrae-SP é uma entidade sem fins lucrativos que visa o crescimento econômico de São Paulo por meio do apoio às micro e pequenas empresas (MPEs), que representam 99% das empresas do Estado de São Paulo. Seu público é composto por quem deseja abrir um negócio e por quem possui uma empresa e precisa melhorar a gestão. A maioria de seus produtos é gratuita, e entre eles estão programas, cursos, treinamentos, palestras e consultorias. Também participa de ações de positivas públicas que beneficiem a criação e melhora das MPEs. Conta com 33 escritórios regionais no Estado, além de dez pontos de atendimentos somente na capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário