Crianças e adolescentes de 14 cidades participaram do encontro lúdico. O evento apresentou ideias e projetos para os jovens da região. Crianças e adolescentes serão selecionados para representar o Vale do Ribeira em um encontro estadual que será realizado em agosto. Juntos eles discutem, questionam e trocam ideias. O encontra aborda diversos temas de forma descontraída. Na sala de aula, que nas férias virou oficina, os adolescentes são os protagonistas. “Eu achei interessante as ideias de a gente ter um intercâmbio, porque o Vale é tão cheio de cultura, por isso tem que estar todo mundo junto, tem que mostrar qual é a nossa cultura, a nossa cor”, diz a estudante Aline Mendes.
O estudante Vinícius Rangel é de Cananéia e participou do encontro contando aos colegas, de outras cidades, um pouco da cultura do município. “Trouxemos a cultura do fandango, as festas tradicionais religiosas, as festas com comunidades, como tem em Cananéia a tradicional festa da Tainha, por exemplo, capoeira e outros tipos de danças”, afirma.
Este foi o primeiro encontro lúdico realizado no Vale do Ribeira. É a segunda etapa de um projeto que pretende ir mais longe, conforme explica a diretora de assistência e desenvolvimento Social Ana Lourdes Fidélis de Oliveira. “Nós vamos tirar quatro crianças e dois adolescentes para representar a região em um encontro estadual, que vai acontecer no dia 30 de agosto na cidade de Águas de Lindóia”, afirma a diretora.
Outros temas discutidos e que devem ser levados para a fase estadual do encontro são os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Foto: Reprodução — em EM Prof.ª Maria da Conceição Rodrigues de Alcântara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário