A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. Até ano passado a idade limite para a vacinação gratuita era de até 29 anos. A medida do Ministério da Saúde beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas no País. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D, ela é segura e não tem contraindicação.
A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em Registro, os hospitais São João e São José recebem a vacina gratuitamente para imunizar os recém-nascidos, inibindo a transmissão do vírus da mãe para o bebê.
De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Registro, a hepatite é uma doença silenciosa que, graças à vacinação, está controlada no município. “O tratamento da doença é de alto custo e a hepatite pode levar à morte, portanto é importante estar imunizado e tomar cuidados como usar preservativo e prestar atenção se sua manicure esteriliza os equipamentos”, explica Ezeiza.
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise. Também não se deve compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
Para ser vacinado, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa munido da carteira de vacinação. Caso tenha perdido a mesma, a equipe irá procurar sua ficha espelho com o registro de todas as vacinas, o resgate de seu histórico de vacinação pode ser realizado mesmo se você foi vacinado em outra unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário