segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aulas de acessibilidade ao esporte animam o Lar dos Velhinhos

As segundas e quartas-feiras são mais animadas no Lar dos Velhinhos, principalmente quando a educadora física Lívia Bojczuk chega ao local com uma bola, pois os idosos já sabem que será realizada a atividade preferida entre todas as que são oferecidas pela educadora. O motivo da animação são as aulas de acessibilidade ao esporte, oferecidas pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Registro.
Isabel Marciano Pereira, de 63 anos, apresentou uma melhora na mobilidade dos braços desde que começou a praticar os exercícios nas aulas e na fisioterapia. “Eu gosto quando é de manhã e a Lívia está aqui, é a minha hora preferida na semana”, diz a idosa, que pratica os exercícios em sua cadeira de rodas. Assim como Isabel, outros cadeirantes também participam das atividades e, de acordo com a educadora física, cada limitação é conhecida e respeitada.

As aulas começam com alongamento, seguido por atividades que variam a cada semana e terminam sempre com o “bom dia”, atividade de interação social que a cada aula é liderada por um participante. Lívia afirma que a metodologia é criar uma rotina de exercícios que atendam os diferentes tipos de público que o Lar dos Velhinhos acolhe. “É preciso ter muito jogo de cintura, têm dias que eles estão mais animados e têm dias que não estão tanto”, explica a educadora, que incentiva a terceira idade a participar das aulas, mas também deixa livre para os idosos escolherem se querem ou não fazer. Como é o caso de Nair Fukazawa, que participa o máximo que pode de parte da aula e, quando seu problema crônico pulmonar e cardiovascular lhe tira o fôlego, Nair permanece observando, torcendo e animando os amigos.

O aluno Hiroshi Yoshino, de 77 anos, é um dos que sempre fazem a aula do começo até o final e se esforça para repetir os movimentos com a maior precisão que sua idade permite. “Estou aprendendo muita coisa com as aulas”, afirma Hiroshi, que não praticava esportes quando era mais novo. A coordenadora administrativa da entidade, Tatiana Kono, aprova a iniciativa da Secretaria de Esportes e afirma que, mais do que o próprio benefício físico que o exercício propicia, os idosos apreciam a presença da educadora física e do bem estar psicológico que as aulas oferecem.

Fonte e Foto: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Registro – Mônica Beatriz Bockor

Nenhum comentário:

Postar um comentário