sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Uso das redes sociais é discutido com empresários em Registro Os cuidados que devem ser tomados e as características de cada mídia social foram alguns temas debatidos na noite da quarta-feira (31)

Não importa o tamanho nem o segmento de atuação da empresa. As redes sociais são cada dia mais acessadas pelos brasileiros e as micro e pequenas empresas (MPEs) não podem ficar alheias a esses canais de comunicação e de relacionamento com os clientes. Como as MPEs podem utilizar essa ferramenta para divulgar e posicionar a sua marca no mercado, os cuidados que devem ser tomados e as características de cada mídia social foram alguns temas debatidos na noite desta quarta-feira, 31/07, em Registro, durante a palestra “Redes Sociais: Sua Empresa Plugada no Mercado”.

Promovida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, dentro do Programa Circuito Sebrae, a atividade contou com a participação de cerca de 50 empresários e empreendedores de diversos municípios da região. Donos de padarias, lojas de roupas infantis, gestores públicos de projetos, profissionais da área da comunicação e produtores rurais estavam entre os participantes.  Para o gerente interino do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Daniel Palácio, a utilização das redes sociais é uma forma de aumentar a competitividade da micro e pequena empresa no mercado. “Não é porque uma empresa é pequena que ela não vai acompanhar as tendências do mercado”, disse.

Analisar as diversas ferramentas que existem – Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e Orkut, entre outras – e escolher as que mais atendem ao perfil da empresa são os primeiros cuidados que os empresários devem tomar ao explorar os novos meios disponíveis. “É importante não focar a divulgação apenas em um canal, já que eles se complementam. Cada um tem uma característica diferente e possibilita que a empresa atinja públicos diferentes, ampliando as oportunidades de negócios”, destacou o consultor de marketing do Sebrae-SP, César Ossamu Anno Filho, que proferiu a palestra.

O consultor ressaltou que o empresário também precisa estar atento às regras de utilização de cada ferramenta. “Muita gente cria perfil pessoal no Facebook para divulgar a empresa. O correto, nesse caso, é criar uma página empresarial, a chamada fan-page”. Ele lembrou ainda que é interessante fornecer conteúdos relacionados à especialidade do negócio, com informações que vão além do produto, para que a divulgação não adquira um caráter somente comercial.

Outro aspecto que deve ser considerado é a capacidade da micro e pequena empresa de atender à demanda de produtos ou serviços que pode ser gerada por meio da utilização das redes sociais. “É preciso ter consciência de que as redes sociais são abrangentes e a divulgação da empresa pode chegar ao mundo todo. Pode ser que a empresa não tenha logística para entregar um produto divulgado e aí o retorno do cliente pode não ser da forma mais favorável para a empresa”.

Ao final da palestra, o analista do Sebrae-SP, Roberto Nunes Pupo, apresentou aos empresários a proposta de cadastramento ao MPE Brasil-Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sebrae em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade. Ao se cadastrarem, os empresários fazem uma autoavaliação da situação gerencial de suas empresas e depois recebem, gratuitamente, um diagnóstico com identificação dos pontos fortes e das oportunidades para melhorar a gestão dos pequenos negócios. As inscrições ao Prêmio MPE-Brasil foram prorrogadas até 16 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário