Afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças entre 1 e 14 anos no Brasil, e só fica atrás dos acidentes de trânsito. São mais de 1.400 mortes por ano. Por isso, a orientação da Defesa Civil é para que nunca se deixem bebês ou crianças pequenas sozinhas no banho ou próximas a qualquer área que contenha líquidos, como banheiras, baldes ou cisternas.
Aulas de natação ensinam as crianças a nadar, mas não garantem que elas estejam livres do perigo de afogamento. Os pequenos devem ser orientados a não entrarem em águas perigosas ou desconhecidas e que sempre devem estar acompanhadas por adultos.
Os alertas para os adultos são para que nunca entrem em rios, piscinas ou mares sob o efeito de bebidas alcoólicas, principalmente se estiverem sozinhos.
Caso seja necessária a realização de resgate, se a vítima estiver sem respirar, deve-se auxiliá-la com a “respiração boca-a-boca” e animação cardio-pulmonar, até que ela tenha condições de respirar sem a ajuda externa. Depois disso, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, com a cabeça de lado, para evitar a aspiração de líquidos.
TELEFONES ÚTEIS (tenha sempre à disposição, mas use-os somente em caso de emergência! Seu trote pode por em risco a vida de outras pessoas!)
DEFESA CIVIL: 3854-3636 (Leonice ou Celio)
DEFESA CIVIL (emergências): 199
BOMBEIROS: 193
A DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS JUNTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário