sábado, 23 de novembro de 2013

VIGILÂNCIA EM SAÚDE REALIZA CAMPANHA CONTRA VERMINOSES, HANSENÍASE E TRACOMA EM ESCOLAS MUNICIPAIS

A equipe da Divisão de Vigilância em Saúde de Cajati tem visitado diversas escolas da rede municipal para a realização da “Campanha dos 3 bichinhos”, com o objetivo de prevenir e eliminar Verminoses, Hanseníase e Tracoma.

A equipe de atendimento é formado pelo Coordenador da Vigilância em Saúde , Marcelo Diego Pires da Glória, pela Chefe , Graciete Maria dos Santos Pereira, pelo Agente Técnico Achiles Moreira Dias, pelo enfermeiro Waldecir Zonfrilly, pela Agente Técnica de Saúde de Registro, Maria da Glória Munhoz, e pelas Visitadoras Maria das Dores e Maria Rodrigues.

São atendidas crianças de 05 a 14 anos e aquelas cujos pais assinaram o Termo de Consentimento e autorizaram o Tratamento contra Verminoses, recebem a medicação preventiva (Albendazol).

As crianças passam também por um exame inicial dos olhos, para a verificação de possíveis indicações de Tracoma. Todos os que forem diagnosticados e seus familiares receberão tratamento antibiótico para a doença.


SOBRE AS DOENÇAS

Verminoses - são parasitas que vivem no intestino humano, transmitidos através de alimentos contaminados, gerando palidez, fraqueza e em alguns casos, distendendo o abdome (barriga).

Hanseníase - é uma doença contagiosa, transmitida por um bacilo que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Apresentam-se como lesões sem sensibilidades na pele, em forma de manchas e sinais.

Tracoma - é uma doença dos olhos, causada pela bactéria chamada Clamidia Tracomatis que ocorre principalmente nas crianças e é transmissível por meio de mãos e objetos contaminados. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, com o passar do tempo, pode prejudicar a visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário