terça-feira, 2 de setembro de 2014

SAÚDE OFERECE VACINA CONTRA HEPATITE A


A Divisão de Vigilância em Saúde de Cajati informa que a partir da terça-feira, dia 2 de Setembro, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município a vacina contra a Hepatite A.

Deverão receber a imunização as crianças com idades entre 1 ano e 1 ano, 11 meses e 29 dias, nascidas a partir de 01º de Julho de 2012. Crianças acima de 02 anos e adultos serão vacinados apenas quando houver indicação médica.

A doença é infecciosa, provocada pelo vírus VHA, e a contaminação acontece por meio do contato com uma pessoa doente, através de alimentos (principalmente frutos do mar e alguns vegetais) ou água contaminada. O vírus instala-se no fígado, órgão onde se multiplica e causa a inflamação.

A orientação do Departamento Municipal de Saúde é para que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar também a carteira de vacinação.



CAMPANHA NACIONAL

A partir deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a Hepatite A no calendário de vacinação infantil e a previsão é que sejam imunizados 95% do público-alvo no período de até 12 meses. Com isso, o Brasil passa a oferecer gratuitamente as 14 vacinas de rotina indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário