segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Escola Mary Azevedo pede SOCORRO!!!

No dia 24/09/2013, às 18 horas foi realizada uma reunião na escola Mary Azevedo, com a presença da
Direção, Professores e Representantes das Diretoria de Ensino de Registro, da segurança (Polícias Civil e Militar), Conselho Tutelar, Apoesp (Associação dos Professores do Estado de São Paulo) e o Vice-Prefeito do município de Cajati.
Nessa reunião foram tratados assuntos referentes aos diversos problemas que a escola vem enfrentando no decorrer do ano, como por exemplo, vandalismo, invasão da escola por elementos que não fazem parte do quadro de alunos ou funcionários, a falta de segurança, falta de iluminação no entorno da escola , desacato aos  funcionários, no uso de drogas, aliciamento de menores etc.
Não podemos permitir que uma  Instituição de Ensino seja transformada em um local onde o ensino, por conta de todos esses problemas, fique em ultimo plano. Há portanto , urgência de ações pelos Órgãos Competentes. O primeiro passo foi dado, ou seja a realização dessa reunião onde todos esses problemas foram discutidos, porém não podemos parar por aí, pois muito mais importante do que as reuniões e a conscientização de que o problema existe e a tomada de atitudes.
Não podemos esquecer de que dentro da escola temos crianças, adolescentes e jovens que merecem estudar em um local seguro e também professores que tem o direito de exercer suas funções.
Onde esta nossos vereadores e administração do município que deixaram uma escola chegar a uma situação de calamidade publica ?
Não podemos esquecer  que a escola é estadual, porém esta localizada dentro do município de Cajati e que os alunos que frequentam são filhos dos eleitores e famílias de alguns políticos da nossa cidade ... Aguardamos Soluções...  

BURACO QUENTE NASCEU EM PARIQUERA-AÇU

Já se passaram mais de 50 anos e o tradicional buraco quente de Pariquera-Açu-SP, atrai os degustadores desse lanche, que parece mais uma refeição.
No inicio da década de 60, Benedito Gauglitz, de codinome Bi, um descendente de Alemão, deu inicio ao tradicional Buraco quente que mantém suas raízes até hoje, através de seu irmão Leandro Gauglitz, o simpático Casquita, que com orgulho relata a trajetória do mais famoso pão com carne moída do Brasil, que de segredo não esconde nada, mas o sabor incomparável deixa um mistério no ar, tipo; segredo da coca cola todos se aproximam, mas ninguém chega perto da formula. A nossa reportagem esteve visitando a lancheria do Casquita, que gentilmente atende a todos, sem discriminação e pode provar o delicioso lanche que pela fama, se espalhou por todo o país, onde levam vários ingredientes, como cebola, linguiça, molho e o produto principal a carne moída. O endereço da casa fica bem na chegada da cidade ao lado esquerdo, vale a pena conferir.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Projeto Mauro Sakai de judô é ampliado e recebe novos alunos

O projeto Mauro Sakai de Judô, parceria da Associação Registrense de Judô (ARJU) com a Prefeitura Municipal de Registro através da Secretaria de Esportes, foi ampliado e agora conta com novas turmas. Os jovens que estavam na lista de espera aguardando vaga para começarem os treinamentos foram chamados e juntaram-se aos cerca de 50 alunos que já participam do projeto. São esperados mais 50 alunos nas turmas de 7 a 12 anos e de 13 a 17 anos. As aulas dos novos judocas começaram no dia 23 de setembro.
As inscrições para os novos alunos iniciaram na sexta-feira, dia 20, no CRAS do Bloco B, local onde acontecem os treinos. Logo no primeiro dia, as vagas para as turmas de 7 a 12 anos foram todas preenchidas. Ainda há vagas para adolescentes de 13 a 17 anos. As aulas são gratuitas e podem se inscrever alunos matriculados na rede pública de ensino ou bolsistas da rede particular. Os treinos são ministrados nos períodos da manhã e da tarde, no contraturno escolar.

“O Projeto é uma bela iniciativa, que me deixa feliz por ver todos esses jovens tendo a oportunidade de praticar um esporte que despertará a prática de bons exemplos, principalmente a respeitar o próximo e ser disciplinado”, afirma a presidente da ARJU, Neusa Kobori, lembrando que a UNESCO declarou que o judô é o esporte mais adequado para crianças e jovens de 04 a 21 anos, já que promove uma educação física integral, permitindo através do conhecimento e da prática regular o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras. O COI (Comitê Olímpico Internacional) considerou como sendo o esporte mais completo, promovendo os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar. No Projeto Mauro Sakai, os alunos também precisam apresentar os boletins escolares para acompanhamento. “Utilizamos o esporte como ferramenta para auxiliar a boa disciplina dos alunos tanto nos treinos quanto na escola e na vida”, explica o sensei Rodrigo Sakai.

O judoca João Vitor G. Cará é um dos 14 que se graduaram no projeto e receberam nova faixa no início de setembro. Sua mãe, Maria da Conceição Guedes, moradora do Bloco D1, aprova a iniciativa e incentiva o filho a continuar no esporte. “Foi o próprio João que pediu para entrar no projeto, e tem sido ótimo, pois vemos que as crianças se ocupam de uma forma saudável e passam menos tempo nas ruas”, revela Maria.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Registro – Mônica Beatriz Bockor

Foto: Liana Tami

Juquiá Incentiva o Esporte e Turismo na cidade.

A interação é total do atleta com a natureza e, por conta disso, é uma das práticas esportivas que mais crescem atualmente.

Em Juquiá, entre os dias 20 a 22, aconteceu na Pousada Tangará a Prova de Corrida de Aventura da empresa CHAUAS, na competição o maior desafio é superar a si próprio o competidor precisa de estratégia, preparo físico e o emocional é fundamental para suportar todo o tipo de desafio que será encontrado pelo caminho.

As provas realizadas pelo famoso Lucas CHAUAS, deixam a galera com verdadeiro espírito da Corrida de aventura que vem sendo definida por muitos como muito além de um esporte, pois a interação é total do atleta com a natureza e, por conta disso, é uma das práticas esportivas que mais crescem atualmente.

O objetivo da corrida de aventura – assim como o de qualquer outra corrida é sair de um ponto e chegar a outro. Mas as semelhanças param por aí para alcançar a linha de chegada, o caminho é complicado o percurso sempre provoca o competidor a enfrentar seu potencial ainda mais quando este desafio ocorre no Vale do Ribeira devido a Mata Atlântica o que dificulta a velocidade da prova.

O prefeito Merce é um apoiador destas iniciativas através de sua divisão de turismo Natacha Vieira, esteve presente no evento e afirma “Com apoio da Prefeitura Municipal a prova veio com um diferencial, pois colaborou com um grupo de Turismo Rural do Município – Núcleo de Turismo Rural Tangará formado por produtoras rurais do bairro Ribeirãozinho, este grupo se formou no curso de Turismo Rural de 2012, pelo SENAR através de convênio com o Sindicato Rural de Juquiá.” Afirmou o Prefeito, esteve presente também o Presidente da Câmara Municipal Ercias Muniz prestigiando o esporte.

Os participantes ficaram hospedados na pousada rural e experimentaram a culinária das produtoras rurais que serviram o café da manhã, almoço e jantar aos atletas.

Créditos das fotos Christian Correa

Por Wanessa Capitão
Fonte: O Vale do Ribeira


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ARTESÃOS DE JACUPIRANGA VISITAM O REVELANDO SÃO PAULO

Com o objetivo de desenvolver o artesanato no município e com o propósito de motivar e aguçar a criatividade dos artesãos, a Prefeitura Municipal de Jacupiranga proporcionou a visitação dos artesãos da cidade ao Revelando São Paulo, o maior evento da cultura tradicional paulista. A viagem aconteceu no último sábado, (20/09).

Após a visita aos stands dos expositores de artesanato de aproximadamente 200 cidades de todo o Estado, inclusive o de Jacupiranga, com a Casa da Farinha e Artesanato em Rabeca, os artesãos voltaram admirados e bastante motivados. São momentos de conhecer novas técnicas, propostas diferentes, materiais diferenciados e conferir o talento e sensibilidade dos artistas do evento.

Audiência Pública Cajati/SP


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mutirão da Operação Cidade Limpa chega aos bairros Hatori e Jardim São Mateus neste sábado

A Operação Cidade Limpa realizada pela Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Registro está realizando melhorias nos bairros Jardim Hatori e Jardim São Mateus. Neste sábado, 28/09, as equipes estarão nos dois bairros para fazer a coleta de materiais inservíveis deixados nas calçadas.
Os moradores podem depositar móveis velhos, latas, galhos, recicláveis e restos de material de construção na sexta à noite ou no sábado até 8 horas. Além da coleta de inservíveis, a Operação Cidade Limpa realiza pintura de guias, limpeza de áreas verdes e de bueiros. A Prefeitura de Registro agradece a colaboração de todos os moradores. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3821-6018.

Fonte e Foto: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Registro – Mônica Beatriz Bockor

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vagas de Estágios Na Vale Fertilizantes.


Vale Fertilizantes anuncia Programa de Estágio 2014
Candidatos devem se inscrever entre os dias 10 e 30 de setembro no site da empresa

A Vale Fertilizantes está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Estágio 2014. Ao todo, são 98 vagas para estudantes do Ensino Médio Técnico e Ensino Superior em suas unidades de São Paulo (SP), Cubatão (SP), Cajati (SP), Guará (SP), Araxá (MG), Tapira (MG), Uberaba (MG), Catalão (GO) e Rosário do Catete (SE).

Os interessados devem se inscrever no site www.valefertilizantes.com, na seção Carreiras, entre os dias 10 e 30 de setembro. Para todas as vagas, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e estar matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.

POLÍCIA APREENDE MÁQUINA DE CLONAR CARTÕES EM CAJATI

O gerente de uma agência bancária encontrou um equipamento conhecido como “chupa-cabra”, instalado em um caixa eletrônico do local. O equipamento foi descoberto quando o funcionário foi sacar dinheiro no caixa, por volta das 15h. Ele notou que algo estava errado, pois haviam instalado uma carenagem falsa de painel de caixa eletrônico sobre o terminal.
A descoberta aconteceu na tarde de sábado (21), e foi divulgado pela polícia militar no final da tarde desta segunda-feira (23). O material foi retirado pelos policiais militares que, ao verificarem o equipamento, constataram que se tratava de um aparelho para clonagem de cartão eletrônico. As máquinas "chupa-cabra" são usadas para reter cartões magnéticos em terminais bancários e registrar a senha dos clientes.

Fonte: Globo/G1
Foto: Major Proença/ Polícia Militar

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEGUNDA TURMA DO TIME DO EMPREGO 2013 JACUPIRANGA/SP

A Prefeitura Municipal de Jacupiranga está com inscrições abertas para a segunda turma em 2013 do programa Time do Emprego. Interessados devem fazer inscrição entre os dias 24 de setembro e 9 de outubro, na Biblioteca Municipal (Praça Tenente Coronel Mesquita, 15), das 08h às 12h e 13h às 17h. As aulas da nova turma iniciam em 16 de outubro, às 14h. Mais informações no (13) 3864-2881.

O Time do Emprego é um programa desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. A proposta envolve doze encontros semanais de 3 horas cada um, com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Esses grupos são denominados "times" porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.
Paula Keiko Yamamoto Bruno participou do Time do Emprego promovido no início do ano e hoje está empregada. "Antes de fazer o curso eu estava desmotivada achando que não conseguiria arrumar uma colocação no mercado de trabalho. Com a participação no programa percebi que há ofertas de emprego no Vale do Ribeira. É só se preparar e ir em busca dessas oportunidades", garante Paula que está empregada e realizada com seu novo trabalho.

O conteúdo do programa abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".

SERVIÇO
Inscrições para o Time do Emprego
Data : 24/09/2013 à 09/10/2013
Horário: 08h às 12h / 13h às 17h
Local - Biblioteca/Cultura - Praça Tenente Coronel Mesquita, 15
Tel. 3864-2881

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ADOLESCENTES PARTICIPAM DE OFICINAS DO PROJETO + JOVEM / JACUPIRANGA/SP

Adolescentes de 15 a 17 anos participam de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – denominado + JOVEM, que acontecem todas as quartas- feiras às 9h30 e às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes de Jacupiranga.

As atividades são promovidas através de um trabalho de parceria entre o CRAS e o Setor de Esportes. Os adolescentes são acompanhados pelos educadores físicos Priscila, Douglas e Rosangela e pela monitora Sonia.

O + JOVEM veio substituir o antigo PROJOVEM Adolescente e as atividades acontecem em 3 oficinas semanais diferenciadas de Informática e Mundo do Trabalho; Atividade Física e Modalidades Esportivas; Meio Ambiente, Cidadania e Saúde.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

POSTO DO 'ACESSA SÃO PAULO' EM CAJATI GANHA NOVO ENDEREÇO

O Acessa São Paulo de Cajati mudou de endereço. O posto agora está localizado no Centro de Inclusão Digital e Empreendedorismo, que abrigará também os serviços do Banco do Povo Paulista e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), ambos vinculados à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.
O novo endereço oferece mais comodidade aos usuários e infraestrutura que inclui acessibilidade para deficientes físicos, como rampas, corrimão, porta para cadeirante e banheiro exclusivo, além de um aumento na quantidade de computadores, passando de cinco equipamentos, para 10.
O posto também recebeu o Acessa Turbinado - programa que leva conexão à internet de maior velocidade para a unidade - e o software Acessa Livre 4.0, desenvolvido para uso exclusivo de deficientes visuais. Com as novas adaptações, a capacidade do posto foi duplicada e a expectativa é de que 3,2 mil usuários sejam atendidos no mês.

JACUPIRANGA RECEBE SEBRAE VISITA, SEBRAE MÓVEL E PALESTRA SOBRE USO DAS REDES SOCIAIS

Em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACEJA) e a Prefeitura Municipal de Jacupiranga, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira intensifica as ações voltadas a empresários e empreendedores de Jacupiranga neste mês de setembro. O atendimento será feito por meio do Programa Sebrae Visita, no período de 23 a 27/09; do Sebrae Móvel, entre os dias 24 e 27/09, e na palestra sobre a importância do uso das redes sociais por micro e pequenas empresas, que acontece no dia 26/09.

No Sebrae Visita, programa que leva informações e orientações aos empresários no ambiente de suas próprias empresas, uma equipe de analistas e consultores do Sebrae-SP vai percorrer o comércio da cidade entre os dias 23 e 27/09, oferecendo dicas e orientações sobre os principais aspectos que envolvem a gestão empresarial, de acordo com as necessidades e demandas de cada empresa, apontadas após a realização de um breve diagnóstico feito pelos consultores.

O objetivo é ampliar os canais de relacionamento do Sebrae-SP com as empresas, levando informações sobre produtos e serviços que apoiam a gestão e a melhoria dos micro e pequenos negócios. Os empresários interessados podem ainda se cadastrar para receber, por e-mail, material informativo sobre os temas de maior interesse como vendas, marketing, questões jurídicas, gestão financeira e outros.

Sebrae Móvel

No Sebrae Móvel, que estará em Jacupiranga no período de 24 a 27/09, os empreendedores interessados poderão esclarecer dúvidas sobre como montar um negócio próprio ou ainda buscar orientações sobre diversos assuntos relacionados à gestão empresarial, planejamento, finanças, fluxo de caixa e marketing, entre outros temas. Também serão feitas orientações sobre a formalização do produtor rural e do Microempreendedor Individual (MEI), e as ferramentas que o Sebrae-SP oferece para apoiar estas atividades.

O veículo conta com computadores e acesso à internet, TV para apresentações e informativos impressos. Os consultores do Sebrae-SP realizam atendimentos individuais, mas também podem ser agendadas palestras específicas, conforme a demanda. A unidade móvel tem o objetivo de ampliar o atendimento do Sebrae-SP, facilitando o acesso de empreendedores aos serviços prestados pela instituição.

O escritório itinerante do Sebrae-SP estará nos dias 24, 25 e 26/09 na Praça Gaspar Paulo Mayer, no Centro. No dia 27/09, o veículo ficará estacionado na Rua Guará s/nº, no Bairro Flor da Vila, em frente ao Ginásio de Esportes Celso Leite Tuzino. O horário de atendimento é das 10 às 16 horas. A iniciativa conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial (ACEJA) e da Prefeitura Municipal de Jacupiranga.

Palestra sobre Redes Sociais

Já no dia 26/09, às 19 horas, o Sebrae-SP promove a palestra “Redes Sociais: sua Empresa Plugada no Mercado”, em parceria com a ACEJA. A utilização das redes sociais como ferramenta de divulgação, canal de relacionamento com os clientes e posicionamento da marca das empresas no mercado são temas da palestra, que aborda ainda: os diferentes tipos de mídias e suas características, a diferença entre mídias sociais e redes sociais, as novas formas de falar com o cliente na era da mobilidade, a importância de integrar a estratégia da empresa às ações de divulgação on-line e off-line, os diferentes tipos de clientes on-line e o conteúdo relevante para atrair e conquistar clientes.
O objetivo é demonstrar as oportunidades que as redes sociais proporcionam para que micro e pequenas empresas (MPEs) se relacionem com os clientes e a importância do uso dessa ferramenta para incrementar os pequenos negócios. O evento é gratuito e será realizado no Salão Paroquial, localizado na Rua Pedro Pasquini, 219, no Centro de Jacupiranga.

As vagas são limitadas. Informações e inscrições pelos telefones (13) 3821-7111, 0800-570-0800 e (13) 3864-1711 (ACEJA).

Serviço:
Sebrae-SP em Jacupiranga
Sebrae Visita: De 23 a 27/09
Sebrae Móvel: De 24 a 27/09
Dias 24, 25 e 26/09: Praça Gaspar Paulo Mayer – Centro
Dia 27/09: Rua Guará s/nº - Bairro Flor da Vila
(em frente ao Ginásio de Esportes Celso Leite Tuzino)
Horário: 10 às 16hs
Palestra “Redes Sociais: sua empresa plugada no mercado”
Dia 26 de setembro, às 19h – Salão Paroquial (Rua Pedro Pasquini, 219)
Informações e Inscrições: (13) 3821-7111 / 0800-570-0800 e (13) 3864-1711 (ACEJA).

terça-feira, 17 de setembro de 2013

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE A 137 FAMÍLIAS DE CAJATI

O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado, 14, títulos de propriedade, ou Títulos de Domínio Urbano, a 137 famílias de Cajati. O programa Minha Terra, do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), promove a regularização da situação fundiária de famílias que não têm a propriedade de terras formalizada.
"É um trabalho demorado, difícil, porque envolve parte topográfica, documental, judiciária, mas estamos avançando bastante", afirmou o governador Geraldo Alckmin.
"Ter um título de propriedade possibilita a obtenção de crédito, possibilita direitos hereditários", destacou a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda. "Sabemos que um titulo de propriedade é uma garantia para as famílias, no sentido de que agora façam um bom uso de suas moradias", completou.
Ainda em Cajati, Alckmin inaugurou uma unidade do Acessa São Paulo. Além da área de acesso gratuito à internet, o local terá ainda uma unidade do Banco do Povo Paulista e um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). "Todos os postos [do Acessa SP] são equipados com software que permite que as pessoas com deficiência visual também tenham acesso à internet", explicou o secretario de Gestão Pública, Davi Zaia.

Outros anúncios:
O governador Geraldo Alckmin anunciou que em breve Cajati terá 200 unidades habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). "Duzentas famílias vão sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria. A prefeitura está nos arrumando terreno", disse.
Cajati também vai receber um ônibus escolar, uma van para o transporte de pacientes e uma ambulância do Governo de São Paulo. Além disto, o governador autorizou um convênio para a construção de centro de eventos no município. Segundo o governador, "é importante uma cidade próspera, progressista como é Cajati, ter modernos centros de eventos para receber grandes encontros, seminários". O Estado vai investir R$ 1 milhão, e a prefeitura, R$ 600 mil.

Foto: Diogo Moreira

JOVENS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DE PLANTIO DE ÁRVORES EM JACUPIRANGA/SP

O CRAS - Centro de Referência em Assistência Social promove na próxima sexta-feira (20/09) um evento de plantio de árvores na cidade de Jacupiranga. A concentração será às 09h na sede do CRAS, seguindo até a APP do Botujuru e Córrego Lava Pés, onde as mudas serão plantadas por adolescentes integrantes do programa AÇÃO JOVEM e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos + JOVEM. Mais informações no (13) 3864-3098.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

NOVIDADES NA CIDADE DE CAJATI/SP CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL E EMPREENDEDORISMO.


Sábado, dia 14 de setembro, inauguração do CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL E EMPREENDEDORISMO, localizado na Praça da Bíblia no antigo prédio do Banco do Brasil. Neste espaço haverá atendimento do: BANCO DO POVO, PAT(PROGRAMA DE ATENÇÃO AO TRABALHADOR), PROCON, ACESSASP E SEBRAE. Esta todo mundo convidado. COMPAREÇA ! ! !

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DESFILE CÍVICO REÚNE MILHARES DE PESSOAS CAJATI/SP

Para comemorar o dia da Independência do nosso País, a Prefeitura de Cajati, através do Departamento Municipal de Educação e Divisão de Cultura, promoveu no último sábado, o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que teve como objetivo levar ao conhecimento da população um pouco mais sobre a Cultura da cidade . Eram um pouco mais de 8h30m quando o Hino Nacional foi executado pela Banda Municipal de Cajati – BAMUC. Ao lado da primeira dama, Srª. Márcia Koga, dos Vereadores da cidade, dos diretores dos Departamentos Municipais e demais autoridades do município e região, o Prefeito Luiz Henrique Koga deu início ao evento.
Do palanque oficial, o prefeito assistiu as demonstrações de patriotismo do Exército Brasileiro, das escolas municipais e estaduais, projetos e entidades sociais com as apresentações de temas culturais que envolveram as cores da Bandeira Brasileira, enfatizando a importância dos guardiões da Nação , o Exército.
No decorrer do desfile, o Coronel Borges do Comando da 2ª Região Militar do Sudeste, fez a entrega do símbolo da parceria entre Cajati e o Exército Brasileiro do projeto “Guardiões Mirins de Cajati”, aos alunos da Escola Municipal do Jardim Muniz. Também foi feita uma linda homenagem à família do Srº Luiz Patekoski, que recebeu dos estudantes da Escola Estadual Frutuoso Pereira de Moraes uma placa de honraria com os dizeres “Brilhará no céu como Sol, aquele que dedicou sua vida ensinando a verdade e o bem! ”.
O desfile foi encerrado com a belíssima apresentação da Fanfarra (FANCEAN) “FANFARRA CELSO ANTONIO”, que recebeu do público efusivos aplausos.

AUTORIDADES PRESENTES | Coronel Borges do Comando da 2ª Região Militar do Sudeste; 1º Sargento Luis Francisco Langendorf Nunes do Exército Brasileiro do Tiro de Guerra 02-090 de Peruíbe; Srº Mario Sena (gerente geral da Vale Fertilizantes de Cajati); Srº Marcos Roberto Silva ( encarregado de campo da Sabesp de Cajati); Srº Flávio Pedroso Rocha ( gerente da Sabesp de Jacupiranga);José Cândido Macedo (Prefeito de Jacupiranga); Felipe Raphael (assessor regional do Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa Samuel Moreira); Pastor Pedro ( Presidente do Conselho de Pastores de Cajati); Frei Pedro ( representando a comunidade católica de Cajati) e representantes da Polícia Militar.

EVENTO | Participaram do desfile : • Núcleo de Convivência da Melhor Idade; • Projeto Caminhada para vida; • Centro de Atenção Psicossocial - Caps; • Associação da Pessoa com Deficiência de Cajati - Reconquistar; • Centro de Referência e Assistência Social - CRAS; • Cooperativa de Trabalhadores de Recicláveis de Cajati- COORECA; • Projeto Superação ( Vôlei, Futsal e Vôlei Adaptado para Melhor Idade); • Projeto Nova Geração; • Meninos da Bola; • Academia N.S FIGHT DOJO; • Academia MN Fight Center; • Atletas do Karatê, Taekwondo, Atletismo, Capoeira e Jiu Jitsu; • Banda de Cajati – BAMUC; • Alunos, professores, coordenadores e diretores das Escolas Municipais e Estaduais; • Associação de Pais e Alunos Excepcionais de Cajati – APAE; • Fanfarra Celso Antonio - FANCEAN.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Cajati

Estação da Língua já tem mais de 8 mil agendamentos para visitação Exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa foi aberta oficialmente na segunda-feira, 9 de setembro, e permanecerá em Registro até 5 de outubro.

Em Santos, a Estação da Língua recebeu 10 mil visitantes. Em Registro, a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa certamente irá bater esse número. “Já ultrapassamos a marca de 8 mil agendamentos de todo o Vale do Ribeira. A exposição vai atingir a região de forma esplendorosa”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Cristiano Martins Oliveira, durante a abertura oficial da exposição na noite de segunda-feira, 9 de setembro. Alunos de diversos municípios, muitos de escolas rurais, terão a oportunidade de conhecer a exposição de um dos maiores museus do mundo.

“É uma honra estar entre os sete escolhidos entre todos os 645 municípios paulistas para receber essa importante exposição. O Vale do Ribeira, depois de anos de isolamento, está colhendo os frutos do trabalho de sua população e mostra que também pode sediar importantes eventos culturais”, afirmou o prefeito. Ao destacar a importância das parcerias na execução das políticas públicas, Gilson agradeceu às Faculdades Integradas do Vale do Ribeira/Unisepe, que cedeu nove alunos dos cursos de Pedagogia e Letras para serem os monitores da exposição, e também à Escola Técnica Paula Souza (ETEC) pelo espaço cedido para a instalação da Estação da Língua. Ele ressaltou ainda o apoio do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Cultura Marcelo Mattos Araújo, além do deputado estadual Samuel Moreira, que têm dedicado atenção especial para a região.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura e representante regional do SISEM (Sistema Estadual de Museus), Carlos Alberto Pereira Junior, citou ainda a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Registro e das Diretorias de Ensino de Registro e de Miracatu, que auxiliaram no agendamento das visitas das escolas.

A abertura oficial da exposição contou também com a presença da coordenadora da Unisepe, Vera Hashimoto; do arquiteto da Arquiprom, Fernando Arouca, responsável pelo projeto das instalações da exposição; diretor da ETEC Registro, Mauro Sérgio Adinolfi; vice-prefeito Nilton Hirota; diretor geral do Instituto Federal de Registro, Walter Augusto Varella; dirigentes regionais de Ensino Ademilda Suyama (Miracatu) e Gabriel Marcos Spínula (Registro), assessor do deputado Samuel Moreira, Felipe Raphael; entre outras autoridades.

 A realização da exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom. A Estação da Língua tem apoio da Lei Rouanet e patrocínio da Comgás, IBM Brasil, Sabesp e Vivo. Em Registro, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, da ETEC e da Unisepe.

VISITAÇÃO

A “Estação da Língua” ficará aberta à visitação pública no Complexo Cultural e Educacional KKKK até 5 de outubro. O agendamento de grupos e escolas pode ser feito na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (13) 3822-4492. A exposição funciona de segunda a sexta das 9 às 18h e aos sábados das 11 às 20h. A entrada é gratuita.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CRAS DESENVOLVE TRABALHO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

O CRAS - Centro de Referência em Assistência Social iniciou no mês de agosto as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende grupos de crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 14 anos. As oficinas acontecem na Associação de Moradores do Botujuru, das 09h às 11h e das 13h30 às 15h30.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV tem o propósito de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, viabilizando potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 06 anos e 07 a 14 anos. O trabalho com este público se dá, através de atividades lúdicas e sócio educativas, desenvolvidas pelas orientadoras sociais Elienara Dagmar da Silva Paulo e Renilda Domingues.

Também são desenvolvidas ações do SCFV + Jovem promovidas na sede do CRAS e voltadas aos adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, com a orientadora social Sonia Maria de Pontes Abu-Yaghi. Novos grupos ainda serão formados com pessoas idosas, com idade acima de sessenta anos. Todas as atividades tem o acompanhamento técnico da assistente social Luziene Reis Imaguti Hashiguchi e da psicóloga Tatyana Inoue Onaga Novi.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fenômeno raro mostra planeta Vênus sendo encoberto pela Lua Em regiões no sul do País e em São Paulo, foi possível ver a olho nu o fenômeno astronômico

Por volta das 19 horas deste domingo (8) foi possível ver a olho nu o planeta Vênus próximo à Lua. O fenômeno astronômico em que a Lua encobre o planeta mais brilhante pôde ser visto em regiões no sul do País e em São Paulo.

Depois, Vênus poderá ser vista novamente, reaparecendo no lado iluminado da Lua. Também foi possível registrar o fenômeno em Amã, na Jordânia.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, aparece nos fins das tardes desde meados de julho e ficará completamente escondido atrás do satélite natural da Terra.

Já na segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar a estrela, os planetas Vênus e Saturno e a Lua.



*COM INFORMAÇÕES DO IG

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Exposição do Exército em Cajati/SP


Exposição do Exército no estacionamento da Cultura Cajati (ao lado do Banco Bradesco). Aberto ao publico até as 16h e amanhã 07, eles participarão de nosso Desfile Cívico! Com Luiz Koga e Ismael Fernandes

Festa Nordestina anima o final de semana em Registro A Festa será realizada na Praça Beira Rio a partir das 18 horas de hoje (06)

Começa nesta sexta-feira e segue até domingo, 08 de setembro, a 7ª edição da Festa Nordestina. A população está convidada a aproveitar o feriadão para se divertir ao som de muito forró e conferir os pratos típicos da culinária nordestina. A Festa será realizada na Praça Beira Rio a partir das 18 horas desta sexta, 06/09.

No sábado e no domingo, a animação começa às 10 horas. O evento fará uma homenagem especial aos reis do Forró, Gonzagão – o Rei do Baião – e Dominguinhos, que morreu em julho deste ano. Haverá também brinquedoteca para a criançada. A Festa Nordestina é uma realização da Associação Nordestina de Registro com apoio da Prefeitura de Registro, Sabesp e Bunkyo.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MOTOCROSS AGITA FERIADO EM JACUPIRANGA/SP

Jacupiranga resgata neste feriado de 7 de setembro uma das competições mais tradicionais da cidade, que anos atrás fez história, revelou talentos e pilotos e animava os finais de semana no município. A famosa corrida de Motocross volta a acontecer no município e será promovida na Pista do Botujuru, nos dias 07 e 08 de setembro. O local foi regularizado, pois estava embargado há alguns anos, e também revitalizado já que no período em que não recebeu o evento, a pista ficou abandonada, com mato alto, proliferando animais peçonhentos e risco para a saúde e segurança da população do bairro.

A organização e realização da competição é da Jacunet Motocross, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores. De acordo com a Prefeitura, a administração possui uma visão de incentivo às iniciativas voltadas ao crescimento de Jacupiranga. Eventos como o Motocross estimulam a prática esportiva, trazem lazer para a população e geração de renda, pois milhares de pessoas estarão prestigiando a festa e consumindo no município.

O evento recebe pilotos que competem nas categorias: Mini Motos - 65cc - 85cc - NX 1(moto nacional acima de 250cc) - NX 2(moto nacional até 230cc) - NX Gold (Força Livre Nacional) - MX 1 - MX 2 - MX 3 - MX Gold (Força Livre). Haverá premiação em dinheiro e troféu até o 5º colocado em todas as categorias. Os treinos livres acontecem no sábado (07/09) a partir das 14h e no domingo (08/09) até às 11h. A primeira largada será dada às 12h de domingo. Agora, com a infraestrutura readequada, o público terá uma posição privilegiada, pois de qualquer ponto é possível assistir a corrida com visão total do circuito.

Os comerciantes interessados em montar barracas no local do evento devem solicitar autorização no setor de tributação da Prefeitura Municipal (tel: 3864.6400). Inscrições podem ser feitas no domingo, no local, das 8h às 11h. O valor é de R$ 50,00 para uma bateria e R$ 20,00 para cada bateria extra. INFORMAÇÕES: (13) 9751-8412 / 9717-8947 com CHICÃO.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

JACUPIRANGA INAUGURA CRECHE NO JARDIM BOTUQUARA

O CEI - Centro de Educação Infantil do Jardim Botuquara, em Jacupiranga, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (04/09) com presença dos pais e crianças que serão beneficiadas com a obra. De acordo com o diretor de educação, Aureo de Lima, cerca de 45 crianças serão atendidas. "A creche funciona em dois períodos e também em tempo integral, para berçário e maternal I, II e III", explicou o diretor.

O prefeito José Cândido Macedo prestigiou a cerimônia e ao lado das crianças inaugurou oficialmente a nova Creche. "A partir de amanhã, quinta-feira (05/09) pais e mães do bairro Botuquara já terão onde deixar seus filhos com toda segurança, atenção e carinho para trabalharem com a tranquilidade e certeza que as crianças estarão bem assistidas", ressaltou o prefeito Macedo.

O prédio onde foi instalada a creche estava abandonado há muitos anos, com a estrutura se deteriorando, sem nenhuma condição de uso. A Prefeitura Municipal através de recursos próprios e apoio de convênio com o Fundeb, reestruturou toda as instalações, reformou, pintou, adquiriu mobiliário e equipamentos para que as atividades conseguissem ser iniciadas ainda em 2013. "Tudo foi planejado e realizado para oferecer conforto e qualidade de atendimento às crianças do bairro. Uma importante conquista para a comunidade do Botuquara", frisou o prefeito Macedo.

Durante a solenidade de inauguração o prefeito anunciou ainda outras melhorias que em breve contemplarão o bairro Jardim Botujuru e adjacências como o asfalto da SP - 193, que liga o bairro ao centro da cidade, a cobertura da quadra de esportes, uma creche escola e o empenho e luta da administração para a conquista da canalização do córrego lava pés.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PREFEITURA E GRUPO CAMARGO CORRÊA FAZEM JUNTOS O DIA DO BEM FAZER

Nas últimas semanas, aconteceu a primeira edição do “Dia do bem Fazer”, uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) através da sua Unidade instalada no município de Cajati, por meio da InterCement, com apoio da Prefeitura . Trata-se de uma ação que em seu primeiro trabalho social na cidade, contemplou a Casa de Longa Permanência-Pro Idoso. A ação consiste no envolvimento de profissionais, familiares e a comunidade em geral no sentido de se desenvolver um trabalho voluntário.
Em reunião realizada no mês de julho, os representantes do Grupo Camargo Corrêa, Sr. Marcos José Bueno (Gerente do Centro de Produção) e o Sr. Laércio David Junior (Gerente Administrativo), apresentaram ao Prefeito Luiz Henrique Koga o projeto social da Instituição e o intuito do Dia do Bem Fazer. A partir de então se iniciou os trabalhos em conjunto com os Departamentos Municipais (Desenvolvimento e Assistência Social, Planejamento Urbanístico e Desenvolvimento Econômico) para a escolha da entidade a ser realizada as atividades, buscando identificar as necessidades do local, o número de beneficiados e o prazo de execução do serviço. Durante este processo, o Pró Idoso foi selecionado devido as necessidade de reformas e incrementos estruturais para servir os atendidos e pelas carências identificadas no local.
De acordo com o gerente regional do Grupo , Sr. Marco Aurélio, todas as ações do Dia do Bem Fazer são planejadas com meses de antecedência. Os profissionais do Grupo e das empresas convidadas são estimulados a se organizarem em GAIVs -Grupo Ação Ideal Voluntário, avaliarem as demandas das comunidades, as possíveis instituições ou públicos beneficiados e as oportunidades de parceria para, depois, proporem as atividades.
De acordo com o formato de gerenciamento do Instituto Camargo Corrêa, foi Instituído o Comitê de Incentivo ao Voluntariado e de Interação com a Comunidade – CIVICO. Este comitê é responsável pelo gerenciamento e incentivo a todos os projetos sociais da Unidade, especificamente para o “Dia do Bem Fazer” organizado pelo Grupo de Ação Ideal Voluntário, cujo qual é responsável pelo planejamento, recrutamento de voluntários e parceiros, controle financeiro e execução da obra.

EXECUÇÃO | Limpeza completa do terreno, pintura externa do prédio, muros e portões, realização de área jardinagem, horta, acessibilidade, revestimento da entrada do terreno com brita, confecção de 01 quiosque de 6 m, área externa para entrada de veículos de emergência. Também foi realizada uma pista para caminhada para que os idosos, principalmente os cadeirantes, tenham total acesso à área externa do local e integração com a comunidade, sendo que agora conseguem se locomover até a calçada. Os trabalhos envolveram mais de 150 voluntários.

EVENTO | Além dos profissionais das empresas do Grupo Camargo Correia, familiares e amigos que, simultaneamente, realizaram a ação voluntária, o evento contou com a presença do Sr. Marco Aurélio (gerente regional), do Sr. Marcos José Bueno (Gerente do Centro de Produção), do Sr. Laércio David Junior (Gerente Administrativo), do Chefe de Gabinete, Hordene Mazzoline Filho que estava representando o Prefeito Luiz Henrique Koga, do diretor do Departamento de Desenvolvimento e Assistência Social, Jakson Pereira dos Santos, do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Jairo Adilson de Oliveira, do vereador Sidiney Bico representantes e equipes dos demais Departamentos Municipais.

BOX:
DIA DO BEM FAZER

O Dia do Bem Fazer é um evento anual de solidariedade, em que os profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa, familiares e amigos se unem e realizam ações voluntárias em prol das comunidades onde vivem. Os profissionais de cada empresa se organizam e definem suas ações, com o objetivo de trazer melhorias para a vida das comunidades do entorno de suas unidades, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Cajati

Lançamento da 25ª Expovale será dia 10 de setembro

Shows musicais, exposições comerciais e agropecuárias, gastronomia, artesanato e cultura tradicional fazem da Expovale o maior evento do Vale do Ribeira. Para apresentar toda a infraestrutura da edição deste ano, a comissão organizadora realizará o lançamento oficial da Expovale no próximo dia 10 de setembro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Registro.

Lançamento da 25ª Expovale será dia 10 de setembroEmpresários interessados em conhecer e expor na festa estão convidados para o lançamento, assim como a imprensa da região. “Nosso objetivo é resgatar a Expovale como verdadeira feira de negócios, onde empresários e produtores terão oportunidade de mostrar e oferecer seus produtos e serviços para um grande público. Lembrando que este ano teremos a união da Expovale com a Feibanana, que ampliará a exposição dos segmentos de máquinas, implementos e insumos agrícolas”, destaca o presidente da Comissão Organizadora, Renato Zacarias dos Santos, que também preside a Associação Comercial (ACIAR), realizadora da 25ª Expovale.

Considerado o maior evento voltado para a bananicultura do País, a Feibanana é coordenada pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) e visa difundir técnicas de produção de banana, criar e fortalecer espaços de promoção, divulgação e comercialização dos produtos relacionados à agricultura, bem como gerar intercâmbio de informações entre pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e empresários. Voltada para os produtores de todos os ramos agropecuários, a Feibanana irá potencializar a feira de negócios voltada para o setor agrícola.

A Expovale deste ano também irá valorizar as cadeias produtivas do Vale do Ribeira, com exposição de búfalos, bovinos e equinos, agricultura familiar, pupunha, plantas ornamentais, mel, orgânicos, entre outros. Em parceria com o Sebrae-SP, o evento contará ainda com uma programação variada de palestras.

A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura estão preparando um espaço especial para que os artesãos da região possam expor e comercializar o que produzem. A programação de shows também está sendo definida e deverá ser anunciada durante o lançamento da 25ª Expovale.

Este ano, com a realização da Feibanana, aumentaram os espaços de exposição no evento. São 31 na Feira da Bananicultura e outros 50 na área comercial, além dos 15 estandes na praça de alimentação. Os interessados em fazer parte do maior evento de lazer e negócios do Vale do Ribeira podem reservar seu espaço com a ACIAR pelo telefone (13) 3828-6800. Os estandes na Feibanana estão sendo comercializados pela ABAVAR (tel.: 3821-1950).  Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: expovale@aciar.com.br.

Por
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Registro

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Produtores de banana devem proteger trabalhadores da pulverização de veneno no Vale do Ribeira

Duas propriedades de Miracatu, região de Registro, assinaram TAC para adotar medidas de segurança; signatários devem doar R$ 20 mil por danos morais
Campinas (SP) – Dois produtores de banana da cidade de Miracatu, na região do Vale do Ribeira, firmaram TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) perante o Ministério Público do Trabalho para regularizar as condições de trabalho nas suas propriedades, no que diz respeito à proteção de trabalhadores a agrotóxicos.
Os produtores Dulce de Jesus Gutierrez e Ovídio Gutierrez, da Fazenda Laranjal, e Alfeu Ribeiro, do Sítio Auribe, assumiram o compromisso de conceder intervalos de segurança de duas horas aos funcionários que pulverizam agrotóxicos nos bananais, e de impedir a entrada e permanência de qualquer pessoa nas áreas em que há pulverização aérea de defensivos agrícolas.
O TAC ainda prevê a obrigação de conceder equipamentos de proteção e de adotar medidas contra a exposição de trabalhadores, tais como descrever os procedimentos de segurança a serem adotados pelos empregados, sinalizar áreas recém-tratadas, classificar os agrotóxicos por nível toxicológico, conceder intervalos de reentrada, dentre outras.
Os signatários também se comprometeram a pagar uma multa pelo descumprimento de TACs firmado por eles anteriormente, com destinação de bens ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Registro (SP). A Fazenda Laranjal pagará R$ 10.176, e o Sítio Auribe pagará R$ 10.095.
Caso descumpram os TACs, os produtores pagarão multas de 10 mil por trabalhador em situação irregular, reversível ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O não pagamento da indenização resultará em multa de 100% sobre o valor acordado.
Inquérito no Vale do Ribeira
O cultivo de banana é uma das atividades agrícolas mais praticadas na região do Vale do Ribeira, porção sul do estado de São Paulo, em especial no município de Registro. De lá escoa boa parte da produção para o mercado consumidor nacional. Mas, segundo informações do Ministério Público do Trabalho, a submissão de trabalhadores rurais daquela região ao trabalho degradante e à exposição a defensivos agrícolas é uma prática comum.
Pensando nisso, a Procuradoria do Trabalho em Sorocaba, que atende a área do Ribeira, decidiu investigar as condições de trabalho nas lavouras de banana da região de Registro.
Segundo o procurador Gustavo Rizzo Ricardo, é fato notório que a região precisa de mais fiscalização e de repressão aos abusos dos fazendeiros que se utilizam de mão de obra em troca de baixos salários e condições precárias de saúde e segurança do trabalho. Nos últimos meses, o MPT tem feito diligências rotineiras nas plantações daquele entorno.
Na busca pela regularização do setor, o MPT já se reuniu com Cerest, Polícia Militar Ambiental, Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Delegacia Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Registro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Registro, Vigilância Sanitária, Ministério do Trabalho e Emprego e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Por Rafael de Almeida
Assessor de Comunicação
Ministério Público do Trabalho - Campinas

Fonte: O Vale do Ribeira